Entidades confirmam participação em manifesto

“Ficou a cargo de cada cidade decidir a hora do ato e como aqui em Prudente faz muito calor, achei que seria melhor marcar na parte da manhã, que é mais fresco", justifica.

PRUDENTE - Elaine Soares

Data 13/03/2015
Horário 09:18
 

Os últimos detalhes estão sendo definidos para o manifesto que deve mobilizar parte da população regional na manhã de domingo, em Presidente Prudente. Divulgado em redes sociais, o evento tem como um dos objetivos o clamor pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), porém, a aversão à corrupção deve levar ainda mais pessoas às ruas. Ao menos é por esta bandeira que a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente) e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) garantiram sua participação no ato que ocorrerá no Parque do Povo, às 9h, em frente ao Colégio Esquema Único Poliedro. Segundo uma das organizadoras da iniciativa, Daniele Thaís Silva, 20, já são 12 as entidades que apoiam a causa em Prudente. Ontem, a Polícia Militar informou que reforçará a segurança durante o manifesto.

A apenas dois dias do ato "pacífico, familiar e apartidário", conforme declararam os organizadores à Polícia Militar, Silva diz que apenas está pendente uma decisão quanto à estrutura a ser montada no domingo. Embora muitos estejam questionando o horário do evento - em boa parte do Brasil ele será realizado às 15h -, a estudante afirma que isto já está decidido. "Ficou a cargo de cada cidade decidir a hora do ato e como aqui em Prudente faz muito calor, achei que seria melhor marcar na parte da manhã, que é mais fresco", justifica.

Em nota enviada pela Seção de Comunicação do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), o policiamento informou que estará no manifesto com efetivo a pé, com o apoio do radiopatrulhamento, Força Tática, Rocam (Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas), Cavalaria, Canil e helicóptero Águia.

 

Regras

Pela internet, 10,1 mil pessoas já confirmaram presença na manifestação e, pensando em organizar a ação, uma série de regras foi divulgada na comunidade que promove o ato via Facebook. O texto incentiva os participantes a denunciarem atos de vandalismo e coíbe autopromoção, provocação entre os indivíduos ou qualquer outra ação que cause desordem. Há preocupação da organização também quanto às vestes que devem ser usadas na ocasião. Nas coordenadas, ela pede para que os manifestantes não usem roupas vermelhas ou pretas - por lembrarem o PT e os black blocs – e que se abstenham de vestir camisetas de partido político, ao invés disso, que usem verde e amarelo. Caso chova, a manifestação não estará cancelada. "Vá mesmo assim, leve seu guarda-chuva, mas não deixe de comparecer. Nada impedirá nossa luta pelo Brasil que queremos", reforça.

 

Entidades

Contra a corrupção, a UEPP vai às ruas no primeiro dia da semana, se juntando aos demais. Ela frisa que sua intenção não é o impeachment da presidente, mas mostrar indignação quanto à situação corrupta em que se encontra o país. "A UEPP defende o desenvolvimento sustentável do oeste paulista, pautado por padrões éticos, morais, legítimos e igualitários, que são os pilares da verdadeira democracia", declara.

O diretor regional do Ciesp, Wadir Olivetti Júnior, também se coloca a favor de um Brasil "passado a limpo", a fim de que a credibilidade do país seja resgatada. "A corrupção atrapalha demais nosso desenvolvimento. O dinheiro desviado poderia ter sido usado na educação, saúde, segurança, e pensar nisto nos entristece. Por isso apoiamos qualquer ato contra a corrupção", frisa.

Na noite de ontem, a seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu nota, em nome do presidente Marcos da Costa, se solidarizando com o manifesto contra as "práticas inaceitáveis de corrupção". Ainda reiterou que "a liberdade de manifestação, que deve sempre ser exercida de forma pacífica, é garantida pela Constituição do Brasil e é inerente ao Estado Democrático de Direito, sendo direito do cidadão externar suas indignações, notadamente contra as mazelas de nosso país, devendo ser respeitado por todos, especialmente pelas autoridades públicas".
SAIBA MAIS

VENCESLAU

Presidente Prudente não será a única cidade da região a realizar este tipo de concentração no domingo. Em Presidente Venceslau, Álvaro Carlos Silva, 58, tem mobilizado a população local a comparecer à Praça Wenceslau Braz (Praça dos Correios), em manifesto com a mesma finalidade. Segundo ele, o convite também feito on-line tem surtido efeito e despertado o interesse da população, que tem oferecido suporte na organização. O encontro esta marcado para às 9h e, logo após, a organização programa uma passeata no centro da cidade com carro de som e faixas.

 

ORIENTAÇÕES DA PM

- Os manifestantes não devem utilizar bandeiras e camisetas de partidos políticos. Isso pode gerar conflito e tumulto;

- É aconselhável que os participantes do ato não cubram o rosto, pois isto dificulta o reconhecimento em ações de vandalismo e gera sensação de impunidade;

- Em caso de tumulto é recomendado que as pessoas sentem-se no chão para que vândalos e desordeiros sejam visualizados para intervenção;

- Cuidado com crianças em locais de grande aglomeração;

- Evitar deixar joias e eletrônicos a mostra, pois a grande quantidade de pessoas facilita a ação de criminosos;

- Em caso de ser vítima de algum crime ou presenciá-lo informe a um policial militar no local ou ligue 190.

Fonte: 18º BPM/I
Publicidade

Veja também