As entidades do comércio varejista de Presidente Prudente demonstram estar otimistas com a realização da Black Friday, nesta sexta-feira. Oriundo dos Estados Unidos, o evento foi introduzido no Brasil por volta de 2010 e é marcado por descontos expressivos em produtos de diversos segmentos, como eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados, entre outros.
Para o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), a data marca o início das festividades comerciais de fim de ano e está cada vez mais consolidada no calendário do comércio varejista local. “A expectativa é sempre positiva, pois atrai os consumidores para o comércio. Os setores de vestuário e eletrodomésticos são os que mais se destacam nessa época”, relata o presidente da entidade, Vitalino Crellis
De acordo com Vitalino, desde as últimas semanas, já foi possível notar o empenho dos comerciantes em oferecer descontos aos clientes. “É um momento importante para os empresários intensificarem as vendas e fortalecerem sua presença no mercado. Os descontos também podem ser importantes para movimentar os estoques que ficaram parados ao longo do ano, abrindo espaço para a chegada dos itens de Natal”, pontua.
A Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) indica que apesar do começo de ano difícil para o comércio, atualmente, há um cenário mais favorável na economia, com a queda nas taxas de juros, a alta no emprego e milhares de consumidores retornando ao consumo, porque reconquistaram o acesso ao crédito.
O presidente da Acipp, Raul Audi Junior, indica que o pano de fundo econômico favorável ao comércio deve seguir em movimento crescente até o Natal. “Isso eleva o ânimo dos lojistas e nos faz crer numa boa performance de vendas, neste fim de ano. A Black Friday já é um momento marcante nas vendas do ano e a nossa expectativa é de um movimento crescente até o Natal - a principal data para o comércio”, relata.
A entidade está desenvolvendo uma ampla programação denominada "Natal da gente", com o objetivo de envolver e valorizar o consumidor, e reforçar o clima de final de ano na cidade.
A Accipp aponta que algumas dessas ações já têm impacto positivo na Black Friday, entre elas, a promoção “Comprou, a sorte acelerou”, que irá sortear mais um carro zero-quilômetro entre consumidores que comprarem nas lojas participantes e registrarem seus cupons fiscais no app da promoção. “A campanha já entregou R$ 188 mil em prêmios, por sorteio, ao longo deste ano. Isso anima os consumidores, que aprovaram a volta das grandes campanhas ao comércio de Prudente”, indica a entidade.