Entrega em Domicílio

O Espadachim, um cronista a favor das cataratas e contra a catarata

OPINIÃO - Sandro Villar

Data 09/08/2020
Horário 05:01

Seu Durvalino trabalhava feito um condenado em seu sitio de terra roxa, cujo alqueire vale uma fortuna, e lá plantava de tudo. Um fofoqueiro, depois processado pelo sitiante, insinuava que Durvalino plantava até aquele arbusto alucinógeno na beira do córrego.

Das folhas secas desse arbusto - todos sabem -, faz-se aquele cigarrinho chamado de baseado, que, segundo as más línguas, imunizou o Keith Richards contra a dengue e outras doenças causadas pelo Aedes aegypti. O mosquito picou o roqueiro e quem morreu foi o mosquito.

Mas isso é apenas brincadeira e voltemos a falar do seu Durvalino, que é o que interessa neste papo. Repito que ele plantava de tudo e era isso mesmo. Aliás, era uma época em que o Brasil ainda não tinha virado um imenso canavial. Lavradores plantavam roças diversificadas para alimentar a família até porque ninguém almoça ou janta cana.

Durvalino tinha arrozal, algodoal, cafezal, milharal e outros "als" de subsistência. Além de agricultor, ele também era pecuarista. Tinha um gado meio vira-lata, incluindo umas vaquinhas que lhe garantiam uma produção modesta de leite.

Tinha também a égua Malhadinha, que já estava mais cansada do que o marcador do Messi de tanto puxar arado. E ainda por cima a égua, depois do trabalho na roça, levava Durvalino para tomar cachaça num boteco de beira de estrada.

Quando dava coisa de cinco da tarde, ele encerrava a labuta agropecuária, arreava a Malhadinha e se mandava pro boteco. A égua conhecia o caminho da roça e, no meio do caminho, passava uma rodovia movimentada.

Para chegar ao templo da pinga, Malhadinha precisava cruzar a estrada. Na ida, tudo bem: Durvalino, sóbrio, comandava a égua com a rédea. Ela parava no acostamento e esperava o momento certo para atravessar.

Ao chegar ao boteco, o sitiante pedia logo uma dose dupla de cachaça de alambique. Por volta das nove da noite ele já estava mais bêbado do que o personagem do Frank Sinatra, o ótimo comediante e cantor Joe E. Lewis, no filme "Chorei Por Você". Tomava a saideira e voltava para casa. Não conseguia montar na égua, mas os amigos o ajudavam.

Depois, alguém dava um tapa na anca da Malhadinha e isso era o sinal para a égua, sem qualquer comando, levar o cavaleiro para casa. Durvalino mal se segurava em cima da égua e, para não cair, disseram que suas mãos eram amarradas na sela.

No cruzamento, Malhadinha parava e parecia ficar atenta. Só atravessava a rodovia quando não ouvia ruído de motores. Afastado o perigo, a égua entregava o dono em domicílio são e salvo. Ele só não estava a salvo da bronca da mulher, que o retirava do arreio, pois não conseguia apear sozinho.

 

DROPS

 

Se o Neymar continuar jogando bem vou promovê-lo a Neyoceano.

Usain Bolt corre mais do que boato em Brasília.

Baldy recebeu um balde de água fria.

Filme da Semana no Cine Brasil: "Moralista Sem Moral", estrelando grande elenco sem talento.

Publicidade

Veja também