Envelhecimento sempre chega!

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 14/02/2024
Horário 04:30

Devemos  considerar o envelhecimento como um ciclo que nos acompanha desde a nossa concepção: já pensaram que o feto que tem 6 meses é muito mais velho do que o embrião de 5 dias?
Pois bem, se extrapolarmos para um recém-nascido, ele será mais velho que o feto de 6 meses. Uma criança de 7 anos será mais velha que uma de 3, e um adolescente de 16 anos será mais velho que uma criança de 12, e assim sucessivamente...
Mas nos foi dado o privilégio de vivermos muitos anos, acima dos 80, 90, 100 anos e ainda em pleno domínio da razão, memória e discernimento. Isto é maravilhoso!
Agora devemos encarar  com realidade, não tem como correr, se for para chegarmos além dos 80 anos com algumas doenças mais graves e degenerativas como Parkinson e Alzheimer, não será nada confortável. Infelizmente nem tudo dependera só de nós.
O processo de envelhecimento consciente saudável é muito bom de ser vivido. Precisamos aproveitá-lo com sabedoria.
Lidar com este processo de envelhecimento exigirá de nós uma habilidade fantástica da qual nós somos inigualáveis: a adaptação. Conseguimos nos adaptar às adversidades que o progredir da idade nos coloca.
A ideia de envelhecer aflige mulheres e homens modernos, muito mais do que afligia os nossos antepassados. As informações de hoje são indubitavelmente superiores, pois a todo instante somos bombardeados sobre catástrofes, doenças, expectativa de vida...
Ter medo de envelhecer... Por quê? Se temos a boa oportunidade de passar dos 90! Só precisamos de sabedoria para aceitar as alterações dos anos.
Chegar aos 90 anos será felicidade! Quem sabe se os melhores anos das nossas vidas não foram aqueles dos 30 aos 50?  Mas, talvez hoje!
Precisamos de uma reestruturação urgente, mudar a mentalidade em relação ao envelhecimento. Precisamos falar aos mais novos sobre envelhecer, pois já temos vivido a experiência. Assuntos como: envelhecimento, empreendedorismo, relações intergeracionais, saúde financeira e mental, exercício físico, afetos e espiritualidade, desta forma sintetizada estamos a falar de envelhecimento consciente.
Da mesma forma que ensaiamos os primeiros passos por imitação, temos que aprender a ser velhos. É isso!


 

Publicidade

Veja também