Epidemiológica realiza bloqueio de criadouros

REGIÃO - VICTOR RODRIGUES

Data 20/11/2016
Horário 08:04
 

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) realizou mais um BCC (Bloqueio do Controle de Criadouros), em Presidente Prudente. Desta vez, a ação ocorreu na área 7 da cidade, que abrange os bairros Alexandrina, Vale das Parreiras, Morada do Sol, Francisco Belo Galindo, João Domingos Netto e Terceiro Milênio. De acordo com Elaine Bertacco, educadora de saúde do órgão, o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, tem de continuar, já que o período mais crítico se aproxima, dentro e fora de casa, com a primavera, aumento das temperaturas e as tradicionais chuvas de verão. "Converse com amigos, vizinhos, colegas de trabalho. Lembrem-se sempre dos perigos do Aedes. Todos devem estar cientes e colaborar na conscientização e combate ao mosquito", pontua.

Jornal O Imparcial Ações deverão ser intensificadas até dezembro nos bairros

Cerca de 140 funcionários participaram do trabalho, que ocorreu das 8h às 16h. Segundo Joberto Nunes Toracci, supervisor das equipes, somente em um quarteirão, três focos do vetor foram encontrados. "A população precisa ficar mais atenta com os recipientes que acumulam água. Acabamos de passar por um momento crítico com a epidemia da doença, e não queremos que isso se repita", destaca.

Durante os trabalhos, os agentes percorrem as ruas dos bairros, fiscalizam os quintais, eliminam eventuais focos e orientam as pessoas sobre a forma adequada de evitar a proliferação do mosquito.

Esta ação faz parte de um projeto de combate iniciado em setembro e previsto para ser concluído em dezembro. "Já foi pensado para reforçar o serviço que é feito rotineiramente. Mas não adianta muito se não houver a cooperação das pessoas", destaca o supervisor.

Nas fiscalizações feitas aos sábados, a VEM não aplica autuações. "Nosso foco é mais educativo", explica.

Os agentes estiveram na casa do auxiliar de máquina, Ezequias dos Santos, 30 anos, no Parque Alexandrina, mas seu quintal estava em ordem. "Eu me preocupo e não deixo nada que acumule água exposto ao tempo. Estas fiscalizações são ótimas para advertir a população que não liga e coopera para a proliferação das doenças", comenta Ezequias.

 

Semana de Mobilização

Começa amanhã e segue até sexta-feira a Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes aegypti. Em Prudente, a VEM organiza algumas ações. De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), no primeiro dia, a partir das 11h30, haverá um pedágio no Colégio Anglo Prudentino, onde os alunos e funcionários promoverão a entrega de panfletos educativos com orientação aos pais. A ação contará com a presença das mascotes da VEM, e o apoio da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública).

Já na quinta-feira, no mesmo horário, o pedágio será realizado no Colégio Esquema Único Poliedro. Durante a semana, a VEM irá fixar faixas de rua, e os agentes de combate a endemias e os de saúde entregarão folhetos nas casas. O Comitê de Combate a Dengue também desenvolverá ações com as igrejas católicas e evangélicas.

 
Publicidade

Veja também