A celebração de Nossa Senhora dos Navegantes, organizada pela Paróquia São Jerônimo Emiliani da Estância Turística de Presidente Epitácio e pela Paróquia São João Batista de Bataguassu, com o apoio das prefeituras de Epitácio e Bataguassu (MS), será realizada no dia 15 de agosto (sexta-feira). O evento religioso conta com a tradicional travessia fluvial pelo Rio Paraná, e este ano, um barco custeado pelos governos municipais irá transportar parte dos fiéis.
O barco Odisseia, embarcação que transportará um grupo de fiéis, oferece conforto e segurança, a estrutura é equipada com coletes e botes salva-vidas e tripulação experiente em navegação de turismo. “A festividade católica faz parte do calendário municipal turístico e fortalece os laços entre as cidades de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, simboliza a tradição e a valorização da cultura, em uma homenagem à protetora dos pescadores e marinheiros, que foram fundamentais para o desenvolvimento da cidade”, diz o prefeito de Presidente Epitácio, André Lima (Republicanos).
A travessia fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes sairá às 8h da cidade sul-mato-grossense, com previsão de chegada às 9h30 no Píer do município paulista. Na sequência, os fiéis seguem em cortejo até o Pavilhão de Eventos da Orla Fluvial, onde será celebrada a missa. Após a missa, os fiéis voltam em carreata ao Píer de Presidente Epitácio, de onde retornam pelo Rio Paraná ao município de Bataguassu.
8h - Saída cortejo de barcos de Bataguassu
9h - Saída do andor da Capela São José em Presidente Epitácio
9h30 - Recepção do cortejo de barcos no Píer de Presidente Epitácio e saída em carreata para o Pavilhão de Eventos da Orla Fluvial
10h - Missa solene no Pavilhão de Eventos da Orla Fluvial
12h - Retorno das embarcações com destino a Bataguassu
Segundo informações da Prefeitura de Epitácio, o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes costuma ser celebrado em 2 de fevereiro, no entanto, a festa religiosa surgiu em Presidente Epitácio entre 1944 e 1945. A data de 15 de agosto foi adotada por ser o Dia da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, por conta das condições de navegação.
No Brasil, a devoção à Santa Mãe Estrela do Mar é comum em cidades litorâneas e ribeirinhas, pois Nossa Senhora dos Navegantes é considerada protetora dos pescadores e marinheiros.
Cedida
Festividade católica faz parte do calendário municipal turístico