Erosão causada por chuva abre cratera em terreno

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 08/04/2017
Horário 10:20
 

A erosão causada pelo escoamento de água da chuva abriu uma cratera em um terreno particular do Residencial Terceiro Milênio, em Presidente Prudente. A área, localizada na Rua Gaudêncio Moreira, começou a ser degradada pela ação da natureza gerando uma depressão, que hoje possui aproximadamente 15 metros de profundidade. Nesta semana, um cavalo da raça quarto de milha orçado em R$ 15 mil, de um dos arrendatários, foi "engolido" pelo buraco. Seu corpo continua no local, sendo arrastado conforme a ocorrência de chuvas, sem possibilidade de retirada do animal de forma segura.

Jornal O Imparcial Água da chuva escoada pelas galerias ocasionou erosão na área

O morador do bairro, Diego Vieira, 24 anos, relata que sua principal preocupação em relação à cratera é com o fato de crianças frequentemente utilizarem a área para brincar e soltar pipa, correndo grande risco. O autônomo rural, Milton Tosta, 53 anos, reforça ainda que existem outros 15 cavalos que utilizam da área e também podem ser mortos, gerando prejuízos aos proprietários. Ele relata que uma cerca foi construída ao redor da depressão para evitar que qualquer um se machuque, mas define a medida como insuficiente, já que a cada nova chuva, o chão cede um pouco mais e a cerca acaba caindo para dentro do buraco. "Há seis meses era apenas uma fissura pequena, abaixo da tubulação por onde cai a água, e agora já está desse tamanho", relata.

Outro temor dos moradores é em relação aos imóveis no entorno da área, que podem ter suas estruturas prejudicadas pelo avanço da erosão. "Tem uma casa exatamente ao lado da depressão e pode ser que em questão de meses o buraco avance para ela, derrubando ou prejudicando a tubulação", afirma o trabalhador autônomo, Milton Carlos Tosta Júnior, 27 anos. Ele relata, inclusive, que a Prefeitura foi informada a respeito do perigo. A Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), porém, garantiu que enviará equipes ao bairro para avaliar as reclamações dos moradores.

 
Publicidade

Veja também