Com situação “crítica” do estoque de sangue, o HR (Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo) de Presidente Prudente revela que algumas cirurgias agendadas podem ser adiadas até que os níveis sejam normalizados. A informação foi confirmada à reportagem nesta quinta-feira, pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), que reforçou a necessidade da doação de todos os tipos sanguíneos.
“Em caso de adiamento, os pacientes seguem em acompanhamento na unidade, aguardando nova data para os procedimentos. O apoio da população é essencial para manter as reservas de sangue seguras, tanto para emergências quanto para cirurgias programadas”, ressaltou a pasta.
O cenário de escassez de sangue no HR, que representa risco real à vida de pacientes, tinha sido noticiado por O Imparcial, quando a instituição já apresentava possibilidade de desabastecimento do Banco de Sangue de seu Núcleo de Hemoterapia. Novos dados, desta quinta-feira, indicam o estoque em situação de “alerta” para os tipos sanguíneos A+, AB+ e B+ e em cenário “crítico” para os tipos A-, AB-, B-, O+ e O-.
Seja um doador
A doação de sangue é essencial para garantir a continuidade das transfusões e dos demais procedimentos promovidos pelo hospital. Sendo assim, a SES destaca os requisitos para ser um doador. São eles: comparecer ao Núcleo de Hemoterapia do HR com um documento oficial com foto; ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos) - menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável legal; estar em bom estado de saúde e alimentado; e não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
“Se você já passou por algum procedimento cirúrgico ou está em uso de medicamentos, consulte o Núcleo de Hemoterapia pelo telefone [18] 3229-1570 para mais informações”, recomenda a pasta. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, é das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 11h.
SERVIÇO
Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional
Fica na Rua José Bongiovani, 1.297, no Jardim Esplanada, com estacionamento próprio e exclusivo para doadores, com acesso pela lateral direita da unidade, no antigo laboratório de coleta. Dúvidas podem ser sanadas através do (18) 3229-1500.
Atendimento:
Segunda à sexta-feira: 7h às 17h
Sábado: 7h às 11h