Escola abre Semana do Meio Ambiente com plantio de mudas

EM Carmen Pereira Delfim tem agora mais 18 plantas para garantir melhor qualidade do ar e temperaturas mais amenas

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 20/09/2019
Horário 06:26
Paulo Miguel - Primeira muda, ontem, foi plantada na frente da escola; árvore é da espécie ipê roxa
Paulo Miguel - Primeira muda, ontem, foi plantada na frente da escola; árvore é da espécie ipê roxa

Em alusão ao Dia da Árvore comemorado amanhã, 21 de setembro, a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) de Presidente Prudente realiza a Semana do Meio Ambiente, que se iniciou ontem e se estenderá até o dia 25. Na manhã de ontem, na Escola Municipal Carmen Pereira Delfim, 30 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental plantaram 18 árvores do Horto Florestal do município, com a supervisão e instruções de técnicos da secretaria.

As mudas de ipê roxo, ipê branco, calistemo, aroeira-pimenteira, murta e ingá foram plantadas nas instalações internas da escola. A diretora Geziane de Oliveira Kubinyec comenta que “nós vivemos em dias em que, às vezes, as pessoas não querem árvores para evitar sujeira, e incentivar o plantio de árvores é importantíssimo, fundamental”. Ela ressalta que novas plantas podem ajudar a amenizar o calor, especialmente nas salas de aula dos andares superiores.  

“Essa ação compõe e inicia as ações da semana alusiva, e esse envolvimento das escolas e da comunidade é importante para ajudar nos plantios e cuidados com as árvores”, pontua Wilson Portella Rodrigues, secretário municipal de Meio Ambiente. Portella ressalta a conscientização que as crianças levarão, não só para si mesmas, mas também aos pais e familiares.

Futuro

Para garantir que o trabalho não seja em vão, o titular da pasta garante que a Semea irá acompanhar e auxiliar no cuidado às novas mudas plantadas, e até mesmo substituir alguma que não se adaptar ao ambiente. “Quando você tem uma escola que é parceira e tem esse interesse, facilita mais ainda”, pontua.

O foco da ação foi nos estudantes. Pela primeira vez, Maria Eduarda Malaquias, 10 anos, estudante do 5º ano, plantou uma árvore, e se mostrou disposta a continuar a ação, mas, desta vez, em casa.

“Precisamos de árvores para respirar melhor, ter alimentos tipo maçã, manga, jaca”, comenta Inarah Beatriz, 11 anos, também do 5º ano. Sua amiga Yasmin Galvão, 11 anos, 5º ano, completa que “é bom, porque a gente ajuda o meio ambiente, a árvore dá sombra, melhora o ar, tudo isso”. As três amigas gostaram tanto da ideia que até já tinham pensado em um nome para a muda que iriam plantar: “Planta da amizade!”, exclama Inarah.

Comunidade

A ação foi realizada na escola, mas a Semana do Meio Ambiente se estende a toda população. A onda de calor recorrente no município poderia ser menor se número de plantas fosse maior. Portella explica que a Semea incentiva o plantio de novas mudas pela cidade. “No Horto Municipal abrimos para visitações de escolas públicas e particulares. Executamos ações com clubes como o Rotary e o Lions, com faculdades, realizando palestras para conscientização. Para coroar a Semana da Árvore, nós damos um foco maior na arborização, porém, nós fazemos essas ações durante o ano todo”, comenta.

Portella ainda explica que os munícipes podem arborizar locais públicos, seguindo regras básicas, como o tamanho específico para as calçadas e podas feitas de forma técnica. “Fazemos um trabalho com as associações de moradores e entidades organizadas. Executamos visitas técnicas para não haver podas drásticas que prejudicam as árvores”, comenta. “Colocaremos um caminhão em circulação pela cidade para distribuir mudas, mesmo com essa seca no período de setembro, que dificulta o plantio e manutenção das árvores”.

O secretário comenta também que as plantas situadas nas calçadas devem ser de pequeno porte, e alocadas no sentido oposto à fiação elétrica, e só será legalmente permitida a extração do tronco se houver o risco de queda. Para outros locais, como terrenos, é autorizado o plantio de árvores de maior tamanho, e até mesmo frutíferas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

DATA

ATIVIDADE

HORÁRIO

 

 

Hoje

Visita ao Horto Florestal Colégio JP – 1º ano A

 

Visita ao Horto Florestal Colégio JP – 1º ano B

 

Distribuição de sementes e divulgação do trabalho da Semea EM Carmen Pereira Delfim

8h15

 

14h

 

 

16h às 18h30

Amanhã

Dia Mundial da Limpeza - Início no Centro Cultural Matarazzo Sala de Cinema

 

8h30

Segunda-feira

23/09

 

Plantio com Fundação Mirim Jardim Cambuci

 

14h às 17h

Terça-feira

24/09

Plantio com Rotary Alvorada Colônia Mineira

9h

Quarta-feira

25/09

 

Visita ao Horto Florestal Colégio JP – 1º ano C

 

14h

Segunda-feira

30/09

 

Encerramento das inscrições 7º Concurso Fotográfico Árvores da Cidade

 

11h

Fonte: Semea

Publicidade

Veja também