Escola Cívico-Militar

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 17/02/2022
Horário 03:33

Nesta segunda-feira (14), em Dracena, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez o anúncio público da instalação de uma Escola Cívico-Militar na cidade. A unidade educacional vai ocupar o espaço do imóvel da Escola Municipal de Ensino Técnico e Fundamental Profª Izaura Sampaio, no bairro São Francisco, e a estrutura conta com cerca de 30 salas de aula.  Em um vídeo, o presidente Jair Bolsonaro fez uma saudação a Dracena por essa conquista.

A ESCOLA
Segundo informa o site oficial do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, a ação é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.

PEDAGOGIA
O modelo seguido pelo MEC tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Conforme o site, os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Ainda de acordo com o site, participam da iniciativa militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e bombeiros militares poderão atuar, caso seja assim definido pelos governos estaduais e do Distrito Federal.

PARQUE ECOLÓGICO
A Prefeitura de Junqueirópolis inaugurou, na última sexta-feira (12), o Complexo Esportivo Parque Ecológico Jardim Paulista “Taffarel Rodrigues Vieira”, com presença dos familiares do homenageado, moradores e autoridades municipais. Sobre a inauguração do Parque Ecológico, o prefeito pontuou que representa desde a melhoria da qualidade de vida dos moradores, à valorização imobiliária. Além dos equipamentos de lazer e exercícios físicos, o espaço possui internet gratuita. O parque ocupa área de 5 mil m² e contou com investimentos de R$ 320 mil pela Prefeitura.  

EPIDEMIA DE DENGUE
Na última sexta-feira (11) o Siga Mais solicitou informações à Prefeitura de Adamantina, sobre o atual cenário da dengue na cidade, como também dados atualizados sobre indicadores de risco, como o Índice Breteau. Informou que o Departamento de Controle de Vetores realizou na segunda quinzena de janeiro, de 17 a 31, a Avaliação de Densidade Larvária.  Conforme o poder público, foram sorteados 107 quarteirões da área urbana do município, dos quais 603 imóveis passaram pela pesquisa larvária, obtendo Índice de Breteau de 2,16 e Índice Predial de 1,66, o que classifica o município como em situação de alerta para possível epidemia de dengue. No ano de 2021, foram confirmados 10 casos positivos e autóctones (transmissão local) de dengue em Adamantina. Neste ano, de janeiro até agora, foram confirmados nove casos autóctones da doença, o que preocupa as autoridades.

AGRICULTURA FAMILIAR
No dia 17 de março será realizado em Junqueirópolis, no Centro de Formação Educacional – Praça Álvaro de Oliveira Junqueira, o “II Seminário da Agricultura Familiar da Alta Paulista”, objetivando a diversificação e novas alternativas de cultivos. As palestras serão conduzidas por renomados professores da área, dentre eles: Sebastião Wilson Tivelli –  URPD São Roque/Apta Regional; Richard Bryan Charity – Eng. Agr. Esalq/USP;  Hamilton Humberto Ramos – Centro de Engenharia e automação – Instituto Agronômico – IAC/Apta/SAA-SP; Bruno Henrique Leite Gonçalves – Prof. Unifio – Ourinhos-SP; José Luiz Hernandes – Centro de Fruticultura– Instituto Agronômico – IAC/Apta/SAA-SP; e José Carlos Feltran – Centro de Horticultura – Instituto Agronômico – IAC/Apta/SAA-SP.  Mais informações em www.infobibos.com/seminarioaf.

ORGANIZAÇÃO
Centro de Horticultura e Centro de Fruticultura do Instituto Agronômico – IAC/Apta/SAA-SP; Casa da Agricultura de Junqueirópolis – Cati/SAA-SP; Escritório de Desenvolvimento Rural de Dracena – Cati/SAA-SP; Prefeitura de Junqueirópolis; e Secretaria Municipal de Agricultura (Prefeitura de Irapuru). O seminário é gratuito e podem participar interessados de qualquer região, lembrando Seidi Akabane que no primeiro estiveram presentes participantes de outros Estados. Segundo ele, aguarda-se também a confirmação do secretário da Agricultura do Estado, Itamar Borges, e do diretor geral do IAC Marcos Landel. As inscrições são gratuitas e serão abertas em breve e feitas pela internet, porém, em número limitado, pelo site www.infobibos.com/seminarioaf.

FILOSOFANDO EM TROVAS
Duas coisas importantes
Na vida temos que ter:
- Uma é quando nascemos
E outra, quando morrer.
(José Costa)

Publicidade

Veja também