Escola de Comunicação lança site sobre projeto social prudentino 

Trajetória e história do grupo Ruas de Fogo foram pesquisadas e depois documentadas virtualmente por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Unoeste

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/05/2022
Horário 14:17
Foto: Divulgação
Alunos de Publicidade e Propaganda que produziram o site sobre o grupo Ruas de Fogo 
Alunos de Publicidade e Propaganda que produziram o site sobre o grupo Ruas de Fogo 

Os alunos do segundo termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste lançam nesta segunda-feira um site que conta a trajetória do grupo de hip-hop e street dance Ruas de Fogo, da cidade de Presidente Prudente. 
O lançamento é parte final de um projeto acadêmico interdisciplinar desenvolvido desde fevereiro, chamado de Projeto Integrador, e que está em sua quarta edição. Nas três primeiras, respectivamente, foram produzidos sites sobre a Síndrome de Down, Família e o Mercado Pet. As disciplinas envolvidas neste trabalho são Fotografia, Criatividade e Inovação, Design de Interfaces, Linguagem Multiplataforma, Produção de Conteúdo e Projeto Integrador.
Segundo a professora Thaisa Sallum Bacco, 44 anos, o Projeto Integrador “Tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades de forma integrada como trabalho em equipe, comunicação, colaboração, proatividade e escolha de temas de cunho social para a prestação de serviço”.

Ruas de Fogo

O Grupo Ruas de Fogo surgiu em março de 1997 com intuito de fazer a difusão dos estilos das danças urbanas. “O street dance é um rótulo de uma variedade de estilos que compõem a dança corporal do hip-hop. E devido ao grupo já ter 25 anos de estrada, conseguimos, hoje, nos nossos espetáculos, colocar o nosso próprio título de história”, diz Leonardo Ferreira, 47, fundador do grupo. 
 O conjunto atua no desenvolvimento de projetos socioeducacionais com a Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, chamado Trabalho de Dança, que é composto por cerca de 60 a 80 alunos, juntando expressões, conhecimento, diversão para a realização de um espetáculo ao fim de ano para mostrar o resultado do trabalho do grupo durante o ano para pais, amigos e convidados.
E foi esse trabalho com a Secretaria de Cultura que despertou nos professores e alunos da Escola de Comunicação a vontade de documentar e criar o site a partir do Projeto Integrador. 
"Só vai agregar, podemos continuar a compor a história e levar o conhecimento as pessoas que ainda não conhecem o que acontece com o hip-hop dentro da cidade de Presidente Prudente”, diz Leonardo sobre o site. “É importante você continuar mantendo o resgate do indivíduo que está dentro dessa cultura”.

Site
O endereço e o conteúdo do novo site só serão divulgados após o lançamento desta noite.
Para produzir o endereço virtual, os alunos de Publicidade foram divididos em grupos e cada um abordou temas sobre a história do street dance e do Ruas de Fogo, além as atividades que desempenham. “Nós realizamos a coleta de dados com o próprio fundador e coreógrafo do grupo. Nós conversamos bastante com ele, visitamos seu museu de arquivos e assistimos as apresentações, além da captura de imagens no estúdio da universidade”, diz o aluno Adalberto Wirries. Leonardo completa: “Sou uma pessoa guarda que tudo o que faz. Aprendi isso muito cedo, a dar valor a história. Se você não tem um arquivo do seu passado talvez você não tenha um breve futuro. Fiz questão de ter a minha própria biblioteca de informações do grupo e com o resultado eu pude somar para que o trabalho tenha qualidade e notoriedade”.
O resultado do Projeto Integrador que será apresentado nesta segunda-feira (23) superou as expectativas não só dos professores, mas também dos alunos, que puderam testar seus limites e conhecer um pouco do mercado de trabalho. 
“Pudemos perceber que para todos foi um ganho de experiência, não só de trabalho, ganhar novas habilidades como fotografia e produção de vídeo; mas também de experiência de vida também. De se conectar mais como estudante, fazer amizades, se conectar com outras pessoas também”, diz Pietra Chaddad. 
“Acho que as pessoas devem acessar o site não só para conhecer o nosso trabalho como futuros profissionais, mas também se familiarizar com as atividades do Ruas de Fogo, como são talentosos, eles estudam uma forma de engajamento, de interação com jovens e adolescentes muito interessante, que é através da arte, da dança, do grafite. A cultura do hip-hop é muito rica e ela precisa ser conhecida e apreciada”, diz a aluna Anna Júlia Simeoni Costa, “Acho que a população precisa conhecer um pouco mais do Ruas de Fogo e tenho certeza de que eles vão gostar deles tanto quanto a gente gostou”.

Serviço
O lançamento do site sobre o projeto Ruas de Fogo e a divulgação do endereço e do conteúdo serão realizados nesta segunda-feira (23), no Auditório Buriti, às 19h30, no campus II da Unoeste. No intervalo, às 20h30, o grupo Ruas de Fogo fará uma apresentação de dança aberto para todos os alunos no terraço ao lado cantina do 4º piso.
 

Publicidade

Veja também