Escola de Iepê segue para fase final de olimpíada

REGIÃO - André Esteves

Data 02/06/2016
Horário 11:19
 

Orgulho. Este é o sentimento que invade os corredores da Escola Estadual Antônio Almeida Prado, de Iepê, a única da rede pública da região a conquistar uma classificação para a fase final da Olimpíada de Química, que será realizada em 11 de junho, na USP (Universidade de São Paulo). Juntas, as alunas de ensino médio, Heloisa Rodrigues de Souza, Ana Julia Machado Merino e Monique de Oliveira Vincoleto, participaram, no ano passado, da primeira fase do projeto, que consistiu na escrita de uma redação com o tema "Luz na Química", e tiveram seu texto selecionado entre os 100 melhores do Estado.

Jornal O Imparcial Alunas classificadas representam escola estadual de Iepê em Olimpíada de Química

Agora, a líder do grupo, Heloisa, segue para São Paulo para realizar a prova da fase final da competição. Ela será acompanhada por suas colegas de equipe, que receberão certificados e participarão da confraternização com os alunos selecionados.

Para a professora de Química e Física da instituição, Maria Salete Damasceno Battilani, a satisfação é "imensa". "Somos a única escola de Iepê, portanto, nosso espaço é para todo tipo de aluno. Por muito tempo, a instituição foi classificada como prioritária, ou seja, abaixo da média. Sendo assim, garantir essa conquista é perceber que estamos no caminho certo", afirma.

A educadora define como "gratificante" a oportunidade de desenvolver um projeto que proporciona benefícios que vão além do aluno e se expandem para toda a escola e sociedade. "Esta experiência desperta no aluno o interesse e prazer em estudar, aumentando o rendimento e a motivação escolar. A instituição recebe prêmios e destaque na mídia, tornando-se exemplo educacional a ser implementado, com um modelo de ensino muito além do giz e da lousa. A sociedade, por sua vez, adquire indivíduos mais pensantes e intervencionistas", expõe a professora.

A diretora da escola, Denise Duran, também está feliz com esta primeira vitória. "É um orgulho muito grande para a nossa cidade, pois mostra que o trabalho desempenhado pela escola está surtindo efeito e permitindo que nossos alunos cresçam cientificamente", comenta.

 

Classificada


A estudante Heloisa Rodrigues de Souza representará a rede pública de ensino da região em São Paulo. A fase final da Olimpíada de Química consiste em uma prova escrita e uma experimentação prática. Segundo ela, o propósito é trazer o prêmio para Iepê. Para se sair bem na prova, Heloisa participa de um grupo de estudos todas as quartas-feiras juntamente com a mentora do projeto no município, a professora Maria Salete. "Para uma aluna de escola pública, ser classificada em um evento dessa proporção foi algo bastante inesperado. Eu estou muito feliz com a oportunidade e espero trazer reconhecimento para a minha escola", expõe a jovem.
Publicidade

Veja também