Escola do Jardim Morada do Sol é contemplada com ação literária

“Esta escola, por exemplo, desenvolve atividades com todos os moradores do bairro e também do Residencial Belo Galindo. Pensemos na quantidade de pessoas que serão beneficiadas com leitura de qualidade", exclama Kuramoto.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 28/05/2015
Horário 08:28
 

A ONG (organização não-governamental) Saúde Global de Presidente Prudente há oito anos vem desenvolvendo um trabalho focado no incentivo à leitura: Colunas do Saber, projeto que disponibiliza displays com vários livros, em diversos pontos da cidade. Ontem pela manhã, foi a vez da direção da Escola Municipal Odette Duarte da Costa, localizada no Jardim Morada do Sol, ficar feliz com o benefício da pequena biblioteca e um acervo de 100 exemplares literários (adulto e infantil).

De acordo com o idealizador Edson Kuramoto, que esteve acompanhado na ação, de Dalmo de Jesus Sanches, vice-presidente da organização, esta iniciativa tem como objetivo oferecer a todas as camadas da sociedade, a oportunidade da prática diária de boas leituras. Contudo, para isso, a organização necessita da ajuda da comunidade em geral, em doações de livros paradidáticos para ampliar o projeto que conta hoje com cerca de 30 estantes montadas em pontos estratégicos da cidade, como: Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública); postos da Polícia Militar; Associação dos Funcionários do Fórum; diretoria regional do Ministério Público do Trabalho; lotéricas; farmácias, entre outros.

Jornal O Imparcial Sanches e Kuramoto durante entrega dos livros na Odette Duarte da Costa, ontem de manhã

"Esta escola, por exemplo, desenvolve atividades com todos os moradores do bairro e também do Residencial Belo Galindo. Pensemos na quantidade de pessoas que serão beneficiadas com leitura de qualidade", exclama Kuramoto.

Conforme ele, a cada mês, membros da ONG passam de ponto em ponto renovando os acervos. "Já estamos preparando a implantação de dois novos displays, um na Praça da Juventude Jaime Barbosa de Moura, no Jardim Humberto Salvador e outro na APPA ", adianta Kuramoto.

 

Trabalho em conjunto


Kuramoto lembra que a parceria e incentivo de várias pessoas no programa só o fazem crescer ainda mais. Ele menciona como exemplo, a Bebeteca da Creche Anita Ferreira Braga de Oliveira, inaugurada em abril, e que em breve contará com um acervo de 400 exemplares de educação infantil para atender cerca de 130 crianças, seus pais e demais familiares.

Como publicado em reportagem, na época, Kuramoto disse que a direção da unidade entrou em contato com a ONG que agilizou o processo de implantação da Bebeteca. Segundo ele, os recursos foram viabilizados pela diretoria regional do Ministério Público do Trabalho de Prudente.

Outra parceria importante nessa viabilização foi da Cellij (Centro de Estudos de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil) do Departamento de Educação da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), que elaborou o modelo de biblioteca que seria e a relação dos livros que seriam pertinentes ao público.

"A partir do próximo mês, mestrandos e doutorandos do departamento aplicarão um treinamento para os professores, monitores, instrutoras da creche e outros funcionários a forma correta de trabalharem bem com o material que têm a disposição. Comprovadamente sabe-se que os livros são fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças. Vamos fazer nossa parte e conquistar novos leitores", convida Kuramoto.

 

serviço

PARA DOAÇÃO

As pessoas podem doar em qualquer um dos pontos estratégicos do projeto ou na Rua Cristo Redentor, 605, no Jardim Caiçara.
Publicidade

Veja também