Escola estadual de Teodoro Sampaio lança hoje livro de poemas e poesias 

Obra, feita coletivamente por estudantes e professores da EE Salvador Moreno Munhoz, será apresentada ao público, às 19h, no Clube Oasis 

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 30/04/2025
Horário 06:34
Foto: Cedida/ EE Salvador Moreno Munhoz
Alunos e professores, gestores e integrantes da Diretoria de Ensino da Região de Mirante participaram da escrita da obra 
Alunos e professores, gestores e integrantes da Diretoria de Ensino da Região de Mirante participaram da escrita da obra 

A coletividade e a empatia entre as pessoas libertam, tal como “Poemas e Poesias Salva a Dor”. O livro é uma produção coletiva realizada por estudantes e professores da Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz, de Teodoro Sampaio. A obra será lançada nesta quarta-feira, às 19h, no Clube Oasis, na Rua Marcos Ruza, 503, na Vila Nova, em Teodoro. 

A reportagem de O Imparcial trocou algumas ideias com o escritor e historiador, João Maria de Souza, que foi aluno e professor da Escola Salvador Moreno Munhoz até abril do ano passado, quando se aposentou. 

Ele conta que a ideia de produzir um livro coletivo foi elaborada através do projeto “Os Talentos Artísticos da Escola Salvador”, que foi contemplado com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), em edital promovido pela Prefeitura de Teodoro Sampaio. 

“A construção do livro foi uma parceria com a Sala de Leitura Monteiro Lobato, da unidade escolar, através da professora articuladora Eliana Augusto Andrade, com o apoio da coordenadora de Linguagens, Neila Mangueira Lima Damno, que fez a revisão ortográfica, e a diretora Zuleika Lusia dos Santos Souza”, complementa João Maria. 

Ele relata que 54 alunos do ensino fundamental II e ensino médio e 20 professores, gestores e integrantes da Diretoria de Ensino da Região de Mirante do Paranapanema participaram com produção de poesias, poemas e ilustrações. A ilustração da capa, inclusive, foi feita pelo ex-aluno do 8º ano, Mamede Neto. “O tema abordado foi livre, de forma que trouxesse algum sentimento à tona”, acrescenta.

Poder da escrita e da arte como remédio para a dor

Questionado sobre como a parte do título do livro “Salva a Dor” (que remete ao nome da escola) se conecta com a obra, João Maria de Souza compartilha que “Poemas e Poesias Salva a Dor” é “uma analogia ao poder da arte e da escrita como formas de expressão que curam e libertam”. Segundo ele, escrever, desenhar e ler são maneiras de salvar e transformar sentimentos, dando-lhes um novo significado. 

“A construção do livro foi cuidadosamente planejada para despertar nos estudantes e professores o prazer da leitura e da escrita. A capa, criada por um estudante, traduz a intensidade dos sentimentos dos autores, que ousaram retratar suas emoções por meio da poesia”, expõe João. 

O responsável pelo projeto também acredita que incentivar tais manifestações – como a poesia e os poemas - torna a comunidade escolar mais sensível às experiências coletivas e fortalece a criação literária no ambiente educacional. “Durante as oficinas literárias, vivenciamos momentos especiais, nos quais percebemos o quanto é prazeroso despertar naqueles que já carregam em si a paixão pela literatura poética a vontade de transformar sua sensibilidade em palavras. Que este livro seja uma ponte entre corações e uma inspiração para que poemas e poesias continuem ecoando dentro e fora da escola”.

Como funcionará a distribuição dos livros?

Por fim, o escritor e historiador conta que todos os alunos da Estadual Salvador Moreno Munhoz receberão exemplares da obra. No lançamento, nesta quarta-feira, o livro será vendido por R$ 20. “Após o lançamento, será distribuído, gratuitamente, para todas as escolas da Diretoria de Ensino, para compor o acervo das salas de leitura. O livro não será publicado virtualmente”, finaliza. 

SERVIÇO
Evento: Lançamento do livro “Poemas e Poesias Salva a Dor
Data e horário: Quarta-feira (30), às 19h
Local: Clube Oasis – Rua Marcos Ruza, 503, Vila Nova, Teodoro Sampaio
Valor do livro: R$ 20 (à venda durante o evento)

Cedidas/ EE Salvador Moreno Munhoz

Ilustração da capa de “Poemas e Poesias Salva a Dor” foi feita pelo ex-aluno do 8º ano, Mamede Neto

 
Ideia de produzir um livro coletivo foi elaborada através do projeto “Os Talentos Artísticos da Escola Salvador”

Publicidade

Veja também