Escola Jupyra comemora 71 anos de fundação, com recital amanhã  

Evento será realizado às 9h, no hall de entrada da escola, que fica no Centro Cultural Matarazzo; professores e convidados participam

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 17/03/2023
Horário 07:15
Foto: Cedida
Atualmente, escola possui mais de 400 alunos matriculados nos cursos técnico, básico e livre
Atualmente, escola possui mais de 400 alunos matriculados nos cursos técnico, básico e livre

A Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, de Presidente Prudente, realiza na manhã deste sábado, às 9h, um ato comemorativo dos 71 anos de funcionamento da unidade, cuja sede fica no Centro Cultural Matarazzo
O ato comemorativo será um recital com a participação de professores e convidados, no hall de entrada da escola. E será dedicado aos professores aposentados, que tanto contribuíram e acrescentaram à história da tradicional escola musical de Prudente, além dos pais, alunos e toda comunidade local que acompanham ativamente as atividades.
De acordo com o diretor da Escola Municipal de Artes, Oswaldo Berthy, a Jupyra é uma escola tradicional, um patrimônio cultural da cidade, de muito sucesso, que merece todas as comemorações e todo respeito da sociedade.
A coordenadora pedagógica, Rejane Martinez, ressalta que “é importante comemorar sua trajetória, desde sua fundação, em 1952, até seu formato atual, mostrando para a sociedade o trabalho de excelência que professores e equipe administrativa têm realizado".

Quinze de março de 1972...

A Lei 169, decretada pelo então prefeito Domingos Leonardo Cerávolo, dispôs sobre a criação do Conservatório Municipal Dramático e Musical de Presidente Prudente. Dispunha a lei, que “o conservatório disponibilizava inicialmente os cursos de piano, violino, flauta, harmônica, canto coral, declamação e representação teatral, e para isso, deveria contratar corpo docente capacitado para tanto”.
Nesta época, só existiam instituições e professores que ministravam aulas particulares de música e foi então que dona Jupyra Cunha Marcondes decidiu estabelecer, na cidade, uma escola que atingisse o âmbito musical e também outras vertentes artísticas. 
Assim nasceu a atual Escola Municipal de Artes “Profª Jupyra Cunha Marcondes”, que há 71 anos presta serviço de qualidade, com tradição no ensino da arte musical, transformando a vida de todos aqueles que por ela passam.
Atualmente, a escola possui mais de 400 alunos matriculados nos cursos técnico, básico e livre, nos mais variados instrumentos de cordas, madeiras, metais, elétricos e de percussão, e conta com mais de 30 funcionários, que a conduzem com maestria, garra, competência e muita determinação.




 

Publicidade

Veja também