Escola militar

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 21/02/2021
Horário 04:02

Através de requerimento a ser apreciado e possivelmente aprovado pela Câmara Municipal na sessão de amanhã, o presidente Demerson Dias (PSB) manifesta o interesse na implantação de Escola Cívico-Militar em Presidente Prudente. 

ESTUDO TÉCNICO
Para que isso aconteça, o vereador consulta algumas autoridades, entre elas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), solicitando estudo técnico de viabilidade da escola nos moldes já experimentados e com eficiência de ensino em algumas cidades do Brasil.

ACIMA DAS MÉDIAS
Em sua propositura, o parlamentar prudentino cita como exemplo o Colégio Dr. Cezar Toledo, em Anápolis (GO), no qual o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) está bem acima das médias nacionais do ensino fundamental e do básico.

SUGESTÃO DE LOCAL
Ao formular a solicitação do estudo técnico, o vereador cita inclusive a sugestão de local para instalação da Escola Cívico-Militar: o Centro de Atividades Belmiro Jesus, mais conhecido como Sesi do Parque Furquim.

PARA O PRESIDENTE
Por esse motivo, o vereador também pede que seja consultado, sobre o estudo técnico, o presidente da Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, entidade à qual o Sesi está vinculado.

OUTRA MOTIVAÇÃO
Outro motivo envolvendo Paulo Skaf é o fato da Fiesp ter patrocinado o projeto arquitetônico do Colégio Cívico-Militar de São Paulo, que deverá entrar em funcionamento no ano que vem, no Campo de Marte, na capital paulista.

SEU LADO PESSOAL
Com vocação militar, Demerson ingressou na carreira, mas foi afastado por questões de saúde, de tal forma que é pensionista das Forças Armadas do Exército Brasileiro. Pelo entendimento do Plantão, deve vir daí o seu lado pessoal em tal propositura. 
 
TEMENDO O PIOR
O promotor de Justiça da área de saúde, Marcelo Creste, manifesta em “nota à sociedade civil” preocupação com o avanço do coronavírus em Prudente e região. Diz que poderá ser catastrófico se ocorrer a junção da cepa amazônica e a escassez de leitos de UTI.

APELO AO BOM SENSO
A preocupação é manifestada junto com o apelo para que as pessoas respeitem os protocolos sanitários no sentido de se proteger da Covid-19, a partir de medidas simples como evitar aglomerações, em especial com festas clandestinas.

AÇÕES MAIS INTENSAS
O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) anuncia a intensificação de suas ações diante do aumento de casos do coronavírus na região. Para a Santa Casa de Dracena solicitou do governo 10 novos leitos clínicos de enfermaria.

PARA PODER RESPIRAR
Ainda para Dracena, fez a solicitação de instalação de cinco respiradores no PAM (Pronto Atendimento Municipal) e no Cemac (Centro de Atendimento à Covid-19). Bragato também trabalha para equipar todos os hospitais da região.

PRONTO ATENDIMENTO
Em Prudente, o empenho é para implantar 10 leitos de UTI para casos de Covid-19 na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Nesse caso, o deputado atende pedido do prefeito Ed Thomas (PSB).

Veja também