Escolas de samba de PP seguem com preparativos

Falta pouco para começar uma das festas mais populares do Brasil: o carnaval, cheio de cores e muita folia que alegra pessoas de todas as idades

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 24/01/2016
Horário 05:31
 

Falta pouco para começar uma das festas mais populares do Brasil: o carnaval. Cheio de cores e muita folia arranca sorrisos e provoca a alegria de pessoas de todas as idades, em vários pontos do país. Aqui em Presidente Prudente não é diferente e mesmo de forma tímida, dentro das possibilidades financeiras, os cinco G.R.C.E.S (Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba) Independente da Real Grandeza; Unidos de Quem Vier; Independentes da Zona Leste; Se Sair é Milagre e Acadêmicos do Samba Sereno, da cidade se entregam para fazer um bonito espetáculo na passarela do samba, no dia 6 de fevereiro, a partir das 20h, no Recinto de Exposições Jacob Tosello. Até o fechamento desta edição a Acadêmicos do Sereno não respondeu a esta entrevista.

Segundo Darci dos Santos, o Kako, diretor da bateria azul, branco e amarelo, da Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Independentes da Zona Leste, campeão de 2015, ritmistas, passistas e demais membros estão varando as madrugadas confeccionando alegorias, fantasias com 75% com quase tudo pronto. "Somos em 360 figurantes. Estamos trabalhando dia e noite sem parar. Improvisamos com um colchãozinho e ali descansa um, depois outro. E assim vai", comenta.

Jornal O Imparcial Silvio comenta que escolas de samba estão bonitas e nível de disputa está melhorando

Com o tema "País tropical", uma reedição de 1982, o samba enredo traz "Lenda, Contos e Costumes. Isso é Brasil". O diretor diz que a escola levará para a avenida oito alas, três casais de mestre-sala e porta-bandeiras, 16 destaques de carro e 15 de chão, três carros alegóricos e dois tripés. E uma bateria com 70 integrantes, os "malandros cariocas". "Optamos por uma reedição pelo fato de que neste ano a escola não competirá. Deixamos de gastar para investir no ano que vem", salienta o diretor.

De acordo com o carnavalesco da escola Carlos Roberto Siquieri, Carlinhos, dentro de um contexto geral, a escola mostrará com brilho o Brasil de Norte a Sul. O folcore, os costumes do país e comemorando os 60 anos de Carmem Miranda, uma das maiores e representantes do tropicalismo tudo com muito brilho e cor.

"Nosso país é abençoado por Deus e bonito por natureza... Vamos expor isso e engrandecer o que temos", ressalta Carlinhos.

 

O amor está no ar

É com essa expressão que Silvio Moreira explica como estão os preparativos do G.R.C.E.S Unidos de Quem Vier. A agremiação que leva para o sambódromo as cores destaques amarelo, vermelho, branco e laranja.

Cento e cinquenta passistas contemplarão o tema "Amor, Paixão e Sedução" em três carros alegóricos sendo o primeiro "Jardim do Éden", o segundo "Castelo Encantado" e o terceiro "Casamento". O público se encantará com as três alas: dos amores, princesas e príncipes e a do triângulo amoroso com o Pierrô, Arlequim e a Colombina.

Não restam dúvidas de que os olhares se fixam quando os casais de mestres-salas e portas-bandeiras cruzam o percurso e conforme Silvio, três mostrarão que são reis e rainhas no quesito.

"Acho que todas as escolas estão muito bonitas, coloridas. Dentro do possível estamos conseguindo fazer uma festa cada vez maior. O nível está melhorando", ressalta Silvio Moreira.

 

Nostalgia

Uma das datas mais comemoradas no mundo é o "Natal"! E este é o tema do G.R.C.E.S Se Sair é Milagre. De acordo com a carnavalesca da escola Alessandra Lunna, 25 anos, com base nas cores verde e rosa, os 200 integrantes estarão divididos em: comissão de frente, bateria, alas das baianas, do Papai e Mamãe Noel, dos presentes, dos pastorzinhos de Belém e das crianças.

A escola colocará na pista além do carro abre alas, "Nascimento de Jesus, com o presépio, outros três alegóricos: "Papai Noel" (Polo Norte), em seguida o dos "Presentes" e por último a "Fábrica dos Presentes".

"Estamos numa correria total. A verba municipal veio muito tarde. Mas, estamos com boas expectativas e desenvolveremos o tema como merece... Tentei destacar bem, tudo que tem a ver com o Natal. A comissão de frente, por exemplo, já vem com a estrela de Belém. Procuramos usar uma ordem cronológica para desenvolver o tema", denota.

 

Real Grandeza


Como já divulgado neste impresso no final do ano passado, a G.R.C.E.S Real Grandeza trabalha em cima do tema "Meio ambiente e sustentabilidade" - "Só tenho uma vida e minha última esperança é você... muito prazer, eu sou o planeta Terra!". Onde farão um passeio pela reciclagem e preservação do meio ambiente,  expondo o cuidado e a atenção que se deve ter com a Terra, bem comum a toda a humanidade.

De acordo com o diretor de carnaval, Edison José da Silva, a comissão de frente representará a luta contra o bem e o mal, vida e morte, coreografia do professor, bailarino e coreógrafo Luiz Arteiro.

A ala das Baianas representa a vida, o fato de utilizar as cores azul e branco é uma alusão a água do planeta, daí a ideia do Globo Terrestre. A bateria Realeza vai usar as cores preta, vermelha e verde e buscará transmitir as queimadas e a mata sendo destruída pelo homem através das queimadas.

Utilizando as cores laranja predominando seguida de outras cores, a ideia é a mesma que representa o nome da ala das Queimadas. Simbolizar o fogo e consequentemente as queimadas, daí a predominância das cores Vermelha, laranja e branco.

Ala do Sol mostrará a beleza da luz solar ao mesmo tempo que uma segunda ala representa o super aquecimento.  Terá a ala das águas, do reflorestamento, da preservação da Vida.

"Esta chama a atenção para a preservação da vida humana por meio da conscientização da doação de sangue consciente. Tem participação especial do coordenador municipal, Elias Rocha que desfila com uma ala de 30 pessoas, voluntárias do projeto com figurino representa paz e profissionais da saúde, homens calça branca, tênis/sapatilha branca, com símbolo da Embaixada, da Escola e um coração símbolo do amor e da vida", expõe Edison.
Publicidade

Veja também