Escolas estaduais da região iniciam oferta de almoço nas férias

Refeições são disponibilizadas nas unidades que possuem gestão centralizada de alimentação, ou seja, onde Estado é responsável direto pela contratação de cozinheiras e compra de insumos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 05/01/2026
Horário 14:27
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Iniciativa atenderá os alunos de segunda a sexta-feira, até 30 de janeiro
Iniciativa atenderá os alunos de segunda a sexta-feira, até 30 de janeiro

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) deu início nesta segunda-feira ao almoço nas férias. As unidades escolares estarão abertas para garantir o almoço aos estudantes da rede estadual durante o mês de janeiro.

A iniciativa atenderá os alunos até 30 de janeiro, de segunda a sexta-feira, com as refeições servidas entre 11h e 13h30. O almoço nas férias contempla as escolas que possuem gestão centralizada de alimentação (onde a Seduc-SP é responsável direta pela contratação de cozinheiras e compra de insumos).

A medida visa garantir a segurança alimentar dos alunos mesmo durante o recesso escolar, utilizando a estrutura das unidades para oferecer refeições preparadas de acordo com a demanda registrada pelos responsáveis até o mês de dezembro.

Cardápio especial

A equipe de nutricionistas da Seduc-SP prepara sugestões de cardápio para o período, para que seja mantida a oferta de refeições balanceadas também durante o mês de férias. 

As cozinheiras da rede estadual podem se inspirar nos preparos premiados no Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares. O e-book “Sabores Paulistas” reúne as 83 receitas vencedoras da primeira edição do concurso e todas elas foram feitas com base nos ingredientes disponíveis na despensa das unidades de ensino. O material está disponível gratuitamente on-line (www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/08/E-book-Sabores-Paulistas_-pelas-ma%CC%83os-das-cozinheiras-escolares-ok-.pdf) e a versão impressa já foi distribuída para as 91 unidades regionais de ensino e para as 5 mil escolas estaduais.

Publicidade

Veja também