Escolas se preparam para volta às aulas nesta semana

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 29/01/2017
Horário 15:13
 


Após as merecidas férias, é hora de organizar o material escolar e se preparar para o início de mais um ano letivo. Na rede municipal de ensino, mais de 17 mil alunos retornam para as salas de aula na quinta-feira, dia 2. De acordo com resolução publicada pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação) em atos oficiais, o calendário escolar deve garantir, para a educação infantil e ensino fundamental, uma carga horária anual de, no mínimo, mil horas em um total de 200 dias letivos. As férias de julho terão duração de 12 dias, com início em 10 de julho e término em 21 do mesmo mês, enquanto o fim do ano letivo acontece em 19 de dezembro. Aproximadamente 1,4 mil colaboradores estarão envolvidos no atendimento aos alunos.

Jornal O Imparcial Nas redes municipal e estadual, aulas recomeçam na quinta; nas unidades privadas, retorno varia

Na rede estadual, as unidades de ensino reabrem suas portas para mais de 59,3 mil estudantes da região de Presidente Prudente também na quinta-feira. Conforme a Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação do Estado, foi planejada uma lista de ações que serão desenvolvidas já no primeiro mês de aulas. "A principal delas é um programa intensivo de reforço a todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Em sala, durante o horário regular, professores trabalharão as habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática que precisam ser desenvolvidas ou ampliadas", expõe o canal.

No que tange às atividades de recuperação, as equipes gestoras das escolas estaduais analisaram os resultados atingidos na avaliação de aprendizagem do quarto bimestre e no boletim do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), identificando, desta forma, os pontos que precisam ser mais bem trabalhados com os estudantes. Tradicional nas instituições de tempo integral, a ação de acolhimento será ampliada para mais unidades, possibilitando que os ingressantes tenham a chance de conhecer os espaços e o funcionamento das repartições. "Uma série de dinâmicas, muitas elaboradas com ajuda dos próprios alunos, estão programadas. Entre elas, roda de conversa e a construção de uma ‘árvore dos desejos’ com sugestões do que esperam do novo ano", adianta a pasta estadual.

Nos estabelecimentos privados de ensino, por sua vez, o Sindicato das Escolas Particulares de Presidente Prudente informa que o início do ano letivo é definido por cada escola, mas que a data deve estar entre 30 de janeiro e os primeiros dias de fevereiro. Já o recesso de julho terá 20 dias, com datas que também variam entre as instituições. Cerca de 400 docentes atuarão nas 19 escolas da rede em 2017.

 

 

Volta às aulas

Escolas municipais: 2 de fevereiro

Escolas estaduais: 2 de fevereiro

Escolas particulares: a partir de 30 de janeiro

 
Publicidade

Veja também