ESF do Belo Horizonte promove ações a pacientes com diabetes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/04/2016
Horário 16:03
A ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Belo Horizonte, em Presidente Prudente, realizou ontem atividades educativas para pacientes com diabetes que fazem uso de insulina diariamente. Durante as ações, foram abordados temas como armazenamento, dosagem e aplicação corretas de insulina, bem como os cuidados para o descarte correto da agulha e fita usadas na aplicação de insulina. Os assuntos foram tratados pela equipe de farmácia da ESF, sob responsabilidade da farmacêutica Sônia Prado Bohac de Haro.

Jornal O Imparcial Atividades foram voltadas a pacientes com diabetes

O nutricionista do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Raphael Alves Macedo Bongiovani, falou sobre os cuidados com alimentação saudável para pacientes com diabetes e sanou dúvidas existentes entre o público. Ele lembrou ainda que na quinta-feira foi celebrado o Dia Mundial da Saúde, cuja campanha da OMS (Organização Mundial da Saúde) teve como tema "Diabetes", por meio da qual a instituição lançou o primeiro relatório global sobre a doença.

Segundo a publicação, desde 1980 o número de pessoas vivendo com diabetes quadruplicou e alcançou os 422 milhões de pessoas (em 2014), especialmente em países em desenvolvimento. O crescimento do número de pessoas com o agravo é acompanhado do aumento de casos de obesidade e sobrepeso, seguido por maus hábitos alimentares e sedentarismo.  Por meio da publicação, o objetivo da OMS foi de chamar a atenção para a doença e para o fato de que ações de promoção da saúde, hábitos alimentares saudáveis e prática de atividades físicas podem reduzir os fatores de risco de desenvolvimento da patologia.

Conforme o nutricionista, o trabalho de orientação aos pacientes com uso diário de insulina será realizado ainda neste mês nas ESFs São Pedro, Cambuci, Marcondes e Belo Horizonte. Em algumas unidades, devido ao grande número de pacientes cadastrados, serão realizados dois encontros. As orientações sobre armazenamento, aplicação e descarte ficarão sob responsabilidade dos farmacêuticos das próprias unidades. Raphael ressaltou ainda a importância do trabalho em conjunto, no sentido de esclarecer as dúvidas dos pacientes melhorando o estado de saúde e qualidade de vida.
Publicidade

Veja também