ESG é sustentabilidade 

OPINIÃO - Wilson Kunze

Data 13/06/2023
Horário 05:00

Adotar práticas sustentáveis no seu negócio, independentemente do tamanho e do ramo de atuação, é uma questão de visão sobre o que queremos para o futuro. Muitas pessoas e autoridades têm abordado o tema sob uma visão política e até mesmo ideológica, o que é um enorme equívoco, gerado provavelmente por desconhecimento de sua relevância. 
Se o termo ESG é algo novo para você ou gera dúvidas, vale ressaltar que ele está vinculado à sustentabilidade ambiental, social e de governança. O termo surgiu em 2004, inicialmente como proposta de ser instrumento balizador para o mercado de capitais, para chamar a atenção e servir de critério de avaliação para investimentos. Mas atualmente o seu escopo está sendo ampliado como instrumento de validação para verificação da adoção dos pilares ESG. 
A verdade é que a partir do momento em que uma organização se atenta para as questões que envolvem a cadeia produtiva em que atua, com respeito ao meio ambiente, à sociedade e uma gestão com a adoção de práticas sustentáveis, ela estará melhor preparada para enfrentar as crises econômicas que volta e meia aparecem, além de demonstrar sua responsabilidade socioambiental com o meio em que está inserida.  
Não é uma nova visão ou um conceito inovador, é mais uma questão de entender se já adoto ou não práticas sustentáveis. É entender com os parceiros quais impactos negativos e positivos são gerados sobre os pilares ESG, atuando sobre eles, minimizando os pontos negativos e potencializando os pontos positivos. 
Quem me conhece sabe que atuei por mais de duas décadas no mercado financeiro e já no início dos anos 2000, quando atuava no Banco Real, havia uma preocupação muito forte do banco com relação principalmente à questão ambiental. Nas análises de risco para concessão de créditos, principalmente para médias e grandes empresas, o banco adotava um rigor de avaliação que não era prática comum naquela época, inclusive com negativas de crédito quando os problemas identificados não eram resolvidos ou passíveis de solução. 
E sustentabilidade é nada mais do que adotar e principalmente praticar critérios que tendem a validar a sobrevivência do negócio. Empresas que adotam práticas sustentáveis, além da reputação, geram maior atração de profissionais qualificados e na economia no uso de matérias-primas, o que obviamente impacta positivamente o caixa da empresa. Você pode até pensar que isso não é para o seu negócio, mas é, e cada um de nós pode refletir e atuar em ações que melhorem e permitam a continuidade de nossa existência.  
Adotar critérios ESG é buscar solidez, é conquistar perenidade e principalmente preservar o nosso planeta.  
 

Publicidade

Veja também