Espaços culturais das bibliotecas recebem o nome da Dona Ana

Encontro de Mulheres Empreendedoras marca o descerramento de placa em forma de obra de arte na unidade do campus 2

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/03/2023
Horário 17:28
Foto: Homéro Ferreira
Pró-reitores Adilson Guelfi, Guilherme Carapeba e Eduardo Creste, ao descerrarem o quadro com a imagem de Dona Ana
Pró-reitores Adilson Guelfi, Guilherme Carapeba e Eduardo Creste, ao descerrarem o quadro com a imagem de Dona Ana

A fundadora da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima  (1930-2022) – carinhosa e respeitosamente tratada como Dona Ana – é o símbolo personificado da mulher empreendedora. E foi no Encontro de Mulheres Empreendedoras, realizado na noite de quarta-feira (8) Dia Internacional da Mulher, que o Programa Unoeste + Cultura oficializou o seu nome para os espaços culturais da Rede de Bibliotecas Unoeste “Cecília Guarnieri Denari”, em suas unidades nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.

O primeiro espaço a receber identificação com o nome de Dona Ana foi o da biblioteca do campus 2, em Prudente. Em prestigiada cerimônia, o descerramento da placa em forma de obra de arte, em quadro pintado pelo artista plástico Josué Pantaleão, foi feito pelos pró-reitores Administrativo Guilherme Carapeba de Oliveira Lima (neto da Dona Ana), Acadêmico José Eduardo Creste e de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Adilson Eduardo Guelfi. A cerimônia teve a condução da professora Alba Lucena Fernandes Gandia.

 

TRAJETÓRIA, CONQUISTAS E LEGADO

Em noite memorável, Alba testemunhou como foi saudável e promissor conviver com a Dona Ana por muitos anos e com o Professor Agripino de Oliveira Lima (1931-2018), que juntos criaram a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec): a origem e a mantenedora da Unoeste. Com o estímulo dos patrões, Alba ingressou na política e foi vereadora por sete mandatos consecutivos, sendo suplente atualmente. É de sua autoria a concessão do título de Cidadão Prudentino para Agripino Lima, entregue in memoriam na festa de 50 anos da Unoeste, no ano passado.

Breve histórico da fundadora da maior universidade do oeste paulista foi apresentado por Adilson Guelfi; iniciando por seu nascimento em Gália, na região de Bauru, em 13 de março de 1930; sua trajetória de formação e atuação como professora e diretora de escolas públicas; a fundação da Unoeste e o legado da formação de mais 120 mil profissionais durante cinco décadas; e sua morte em 10 de novembro do ano passado, aos 92 anos de idade.

 

Prudente, Jáu e Guarujá 

A coordenadora da Rede de Bibliotecas Regina Silingovschi contou que a biblioteca sempre foi um espaço muito querido por Dona Ana, de tal forma que, nada mais justo, manter o nome dela presente nos locais destinados ao lançamento de livros e outros eventos culturais nos campi de Prudente Jaú e Guarujá. Para a solenidade de quarta-feira, a biblioteca do campus 2 teve seu espaço especialmente preparado, incluindo, na entrada, uma exposição de livros escritos por mulheres. Organização que envolveu Regina, suas colegas bibliotecárias Jakeline Queiroz Ortega, Michele Mologni e Renata Moraes de Sá; e funcionários.

O evento recebeu entre os convidados, estudantes, diretores de faculdades e coordenadores de cursos da Unoeste; as vereadoras Miriam Brandão e Joana D´Arc; e a coordenadora do Guri Polo Regional Prudente, Fernanda Sanches. O “Encontro de Mulheres Empreendedoras – Cultura da transformação: vivências e experiências de mulheres empreendedoras de Presidente Prudente e região”, contou com as participações de Eliana Barros, Kayná dos Santos Bezerra, Mara Danega e Jiane Maria dos Santos Gouveia, que falaram sobre as suas ações empreendedoras e a luta da mulher em construir espaço do mercado de trabalho.

 

LUTA E FONTE DE INSPIRAÇÃO 

Eliana é dona de escritório de contabilidade em Tarabai e, em sua segunda formação no ensino superior está fazendo o curso de Administração na Unoeste.  Formada em música pela Unoeste, Kayná é professora no Projeto Guri, e empreendedora como produtora musical. A auxiliar de enfermagem Mara Danega é dona da Danega Conservas e Temperos. Pedagoga egressa da Unoeste onde agora faz mestrado em Educação, Jiani empreende produzindo bonecos educativos. As participantes têm Dona Ana como mulher inspiradora.

Ao falar de sua luta para superar várias barreiras, Jiani contou que a Unoeste foi e continua sendo muito importante na sua vida. Falou da qualidade do ensino e do acolhimento que sempre teve, desde quando fazia o curso de Pedagogia na Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp), onde obteve ensino de qualidade, acolhimento e amparo. Em um momento em que ia desistir, conforme disse, a professora Danielle [Aparecida dos Nascimento dos Santos] lhe ajudou a superar a fase difícil e seguir em frente. 

 

PROGRAMA UNOESTE + CULTURA 

O pró-reitor Creste elogiou a iniciativa da criação dos espaços culturais Dona Ana e a realização do evento. Também parabenizou as mulheres e citou a historinha que alguém havia lhe contado, relacionada à Adão e Eva: a de que Deus criou o homem e aprimorou a sua criação ao fazer a mulher. Responsável pelo Unoeste + Cultura, o professor Josué Pantaleão disse que a proposta desse novo programa de extensão é sistematizar e estimular atividades culturais em Prudente, Jaú e Guarujá, no sentido de contribuir com a humanização acadêmica e com o propósito de trazer a comunidade para dentro da universidade, especialmente os estudantes do ensino básico.  

Na organização e na realização do evento estiveram envolvidos o Programa Anjos da Unoeste, Núcleo de Educação em Direitos Humanos, Liga Acadêmica de Psicologia, Empreendedorismo e Liderança, Santa Marcelina Organização Social e Cultura, Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema/Governo de São Paulo, Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente), Sicoob Paulista, Business School Unoeste, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Programa Educa Pontal, Projeto Guri, grupo de estudos Política e Práticas de Educação Inclusiva e Danega Conservas e Temperos, que ofereceu degustação ao final do evento. 

 

 

Publicidade

Veja também