Especialista alerta sobre riscos de acessos indevidos à internet

REGIÃO - Gabriela Leal

Data 12/04/2015
Horário 10:39
 

O uso da internet se tornou indispensável para a maioria das pessoas. Seja para trabalho, estudo, pesquisas ou diversão, acessar a rede faz parte da rotina diária de pessoas de todas as idades. Porém, em muitas ocasiões, a interação com a internet, realizada por meio de um equipamento impessoal, faz com que os internautas esqueçam que há pessoas do "outro lado da tela". Por isso, especialistas alertam que é preciso um comportamento adequado na hora de fazer uso desta ferramenta. De acordo com o professor da FIPP (Faculdade de Informática de Presidente Prudente), Eduardo Henrique Rizo, é necessário ter cautela ao acessar conteúdos e evitar endereços impróprios, pois eles influenciam na conduta.

A visitação a sites de pornografia, jogos de azar, armas de fogo pode desencadear problemas sérios como vício e associação indevida.

O vício é um fator que preocupa, tanto no público infantil quanto adulto. Além disso, em adultos o mau uso da internet pode ocasionar consequências como perda de dinheiro através de golpes, por exemplo. Em crianças o acesso indiscriminado à rede pode afetar na questão de interação com o meio inserido, bem como a insegurança por conta da crescente criminalidade virtual.

Segundo o psicólogo Arnon Francisco de Melo, a criança hiperativa tem propensão em permanecer mais tempo no computador. "Com o passar do tempo, esse excesso influencia na afetividade", acrescenta.

Não há uma fórmula estabelecida sobre o comportamento ideal na internet. Porém, há algumas dicas que podem ser seguidas e ajudam a prevenir os riscos que ela apresenta.

 

Postagens no Facebook

Uma das maiores redes sociais alterou, recentemente, algumas regras para postagens de conteúdos. De acordo com o blog oficial do Facebook, as medidas foram feitas para garantir a segurança aos usuários. No site estão proibidas postagens com conteúdos de nudez, incentivo ao nocivo, bullying, detalhes sexuais, morte, organizações criminosas e violentas, discurso de ódio e negócios ilícitos.



Cuidados

Ainda de acordo com o professor Eduardo Rizo, é inquestionável a necessidade de um comportamento digital seguro, mas, agir sem riscos, requer algumas atitudes básicas.

  • Usar senha forte, de difícil associação, sendo preciso trocá-la periodicamente;

  • Nunca compartilhar dados privados em redes sociais, nem mesmo pelo chat;

  • Não aceitar pessoas que desconhecidas em suas redes sociais;

  • Não clicar em links ou abrir e-mail que pareçam suspeitos.


 


 
Publicidade

Veja também