Especialista comenta realidade das empresas tradicionais e digitais no mercado

OPINIÃO - André Prado

Data 31/10/2023
Horário 05:00

Independente da segmentação de mercado, é inevitável, no mundo da gestão, a realização de certos comparativos como os padrões das empresas tradicionais e os modelos das empresas digitais.
No ramo das instituições financeiras, por exemplo, encontram-se grandes agentes superavitários que possuem considerável participação no mercado atuando como bancos tradicionais. Todavia, eis que surgiram os bancos digitais oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços on-line.
Os bancos digitais são menos burocráticos, atendimento ágil por meio de seus aplicativos, tarifas baixas e até algumas gratuitas. Estas instituições financeiras conquistaram a participação de mercado desejada pelos bancos tradicionais.
Pode parecer estranho para muitos saber que muitas organizações tradicionais utilizam tecnologias avançadas, são lucrativas e possuem marcas renomadas. Mesmo assim, tais empresas querem ter os resultados das empresas digitais.
O motivo é simples, se uma pesquisa sobre as marcas mais valiosas do mundo for realizada, no topo da lista serão encontradas corporações digitais consagradas que surgiram depois de várias empresas tradicionais conceituadas e se tornaram mais eficientes, lucrativas e inovadoras.
Não é à toa que experientes executivos de diversas empresas tradicionais estão contratando renomadas consultorias nacionais e internacionais para auxiliar no processo de inovação, pois embora suas companhias apresentem lucratividade significativa, almejam ter os excelentes resultados das maiores empresas digitais.
De startups para gigantes do mercado.
Algumas organizações no mundo que começaram suas atividades como startups (empresas iniciantes que trabalham com ideias diferentes), com o crescimento no mercado passaram a ser denominadas de scaleups (organizações com um modelo de negócios altamente escalável). 
A transformação digital revolucionou o mercado e alguns empreendimentos do ramo conseguem crescer pelo menos 20% ao ano mesmo em ambiente de crise. Desta forma, por meio do desenvolvimento escalonável, determinadas startups se tornaram scaleups.
Obviamente, inúmeras empresas tradicionais gostariam de ter os resultados das empresas digitais, porém isto não é algo tão simples de ser obtido. Reunir talentos, pensar de modo diferenciado e atuar de forma altamente inovadora são apenas algumas características das empresas digitais.
Administrar de forma competente não é uma tarefa fácil e tampouco pode ser executada por qualquer indivíduo. Torna-se necessário um vasto conhecimento, empenho, trabalho, esforço, dedicação, aptidão entre outros atributos relevantes.
 

Publicidade

Veja também