Especialista destaca a importância da campanha do Outubro Rosa

SINOMAR CALMONA

Rafael Sám, mastologista da Oncocare, é um dos organizadores da Caminhada do Outubro Rosa

COLUNA - Sinomar

Data 23/09/2023
Horário 04:46

“Objetivo da campanha é promover a conscientização sobre as doenças oncológicas e a importância da atividade física na prevenção e tratamento”, afirma o mastologista Rafael Sá, convidando as mulheres prudentinas a participarem da segunda edição da Caminhada Rosa, no domingo, 1º de outubro, no Parque do Povo. Ele é um dos organizadores do evento promovido pela AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente) e pela ONG Amigas do Peito.
“Já foi provada a importância da atividade física na prevenção e tratamento do câncer de mama. As pacientes que praticam uma simples caminhada já têm grandes benefícios para melhoria geral da saúde, inclusive a redução do câncer de mama”, salientou. Segundo ele, inclusive aquelas pessoas que nunca tiveram qualquer doença oncológica, conquistam o benefício de reduzir as chances de contrair as doenças, “desde que pratiquem uma atividade física rotineiramente”.
A Caminhada Rosa ocorrerá a partir das 7h30 no recuo do Parque do Povo em frente à TV Fronteira (dia 01/10). O evento é gratuito. Para participa, basta comparecer vestindo uma camiseta branca, ou rosa.

BOM DIA
“Nada lhe posso dar que já não existam em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo”. (Hermann Hesse)

EQUINÓCIO
Começa hoje a primavera. O hemisfério sul da Terra, onde está o Brasil, deixa o inverno para trás e recebe os raios do sol com mais força. Tudo na natureza se agita. Repare que mais flores estão se abrindo e os pássaros e as borboletas parecem se multiplicar. Curta a alegria e o colorido dessa estação até chegar o verão, a partir de 21 de dezembro.

FEIRA DE CIÊNCIAS
Marcada para acontecer entre os dias 16 e 20 de outubro, no Centro Cultural Matarazzo, a 2ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista, além de oferecer uma série de atividades, como palestras e workshops, também premiará os projetos científicos submetidos pelas escolas estaduais e técnicas da região. Segundo a comissão organizadora, liderada pelo prof. Dr. Valdemiro Júnior, a feira conta até o momento (21/09) com 32 projetos de ciências das escolas estaduais.

Escola de inglês realiza sua aula interativa no Quintal Bongiovani

Cal English reuniu alunos, com seus amigos e familiares, para mais uma edição do “Cal Food Fair”, no Quintal Bongiovani, centro de gastronomia ao ar livre que reúne dezenas de food trucks. A diretora, Cris Molina, explicou que trata-se de um evento aberto para toda comunidade, mas para os alunos é uma oportunidade de estar com a família e amigos, além de praticar uma experiência interativa pois os pedidos nas mesas só podem ser feitos em inglês. 


CRISTIANE MOLINA, DA ESCOLA CAL ENGLISH


 

Publicidade

Veja também