Espetáculo do Rosa dos Ventos circula por 16 cidades a partir de hoje

A revista tem pesquisa do Rosa dos Ventos e criação artística do artista prudentino Deva Bhackta.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 14/08/2015
Horário 08:14
 

Em projeto aprovado junto ao ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da Cocal Energia Responsável, o grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, levará seu espetáculo "Saltimbembe Mambembancos" para 16 municípios paulistas, a maior parte deles da região oeste do Estado. Serão 20 apresentações gratuitas, duas oficinas de técnicas circenses e a produção e distribuição de uma revista infantil em quadrinhos dedicada às artes de rua. A primeira encenação ocorre hoje, às 20h, no Galpão da Lua, em Prudente e segue até o mês de outubro.

Jornal O Imparcial "Saltimbembe Mambembancos" estreou no ano de 2005 e já foi mostrado mais de 500 vezes

A peça passará por lugares onde nunca foi mostrada e voltará a outros onde já passou e o público sempre foi muito receptivo. "Saltimbembe" vai percorrer as cidades de Anhumas, Cândido Mota, Iepê, João Ramalho, Narandiba, Nantes, Osasco, Paraguaçu Paulista, Pirapozinho, Presidente Prudente, Quatá, Rancharia, São Paulo, Suzano, Taciba e Tarabai. Todas as apresentações serão em espaços abertos, ou seja, ruas e praças, o que garante uma proximidade grande com o público e, sobretudo, a presença de pessoas que muitas vezes nunca viram um espetáculo teatral.

"Saltimbembe Mambembancos" é um espetáculo significativo na história do Rosa dos Ventos. Desde a sua estreia no ano de 2005, foram mais de 500 apresentações em centenas de municípios do Brasil. Uma festa popular de circo e teatro levada a ruas e praças por palhaços verborrágicos e improvisadores. A influência vem dos circos pequenos e artistas de rua (puladores de arco da faca, telepatas, repentistas, etc.), que viajam de cidade em cidade vivendo em cada lugar uma nova relação. O resultado é uma apresentação de variedades com números técnicos, esquetes, gag’s, músicas e brincadeiras criadas a partir do universo circense e da cultura popular.

A revista infantil que faz parte do projeto é uma iniciativa de retratar em quadrinhos aspectos e histórias das artes de rua, trazendo assim referências que ajudaram a construir a peça. O nome "Saltimbembe Mambembancos" é um trocadilho, uma brincadeira, pra falar de um espetáculo mambembe apresentado por artistas saltimbancos. A ideia da revista é justamente levar ao público infantil uma compreensão histórica desse tipo de arte e questões que perpassam a sua prática na cidade atual. A revista tem pesquisa do Rosa dos Ventos e criação artística do artista prudentino Deva Bhackta.

 

Por aí...

Em 2012, "Saltimbembe Mambembancos" foi apresentado fora do país, em Córdoba, na Argentina, e no Brasil participou dos mais importantes eventos. Neste mês, o espetáculo será levado ainda ao Festival Internacional de Londrina (PR).
A trupe

O Rosa dos Ventos é um grupo de artistas populares de rua. Seus integrantes são pesquisadores da história da cultura popular, da comicidade e da diversidade cultural existente no país. Fundado em 1999, por alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o Rosa dos Ventos nasce de um projeto de extensão universitária. Os trabalhos da trupe buscam a fusão do teatro, da música, das técnicas circenses, do palhaço, dos tipos cômicos em uma arte popular vibrante, subversiva, questionadora e ousada.

No elenco do espetáculo, estão: Fernando Ávila (Dez pras Sete), Gabriel Mungo (Beterraba), Luis Valente (Seu Lavanco), Robson Toma (Nicochina) e Tiago Munhoz (Custipíl de Pinoti).

PROGRAMAÇÃO DEAGOSTO

 

Presidente Prudente

Dia 14 de agosto – Às 20h

Local: Galpão da Lua

Rua João Caseiro, 65 - Vila Brasil

 

Quatá

Dia 20 de agosto – Às 20h30

Local: Pátio da Fepasa (Estação)

 

Iepê

21 de agosto - Às 20h

Loca: Praça D. Silvina de Almeida Prado

 

Tarabai

Dia 28 de agosto - Às 20h30

Local: Praça da Matriz
Publicidade

Veja também