Espetáculo em PP aborda importância da energia

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 26/11/2015
Horário 07:52
 

Amanhã e segunda-feira, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo - via ProAC/ICMS - e a empresa Air Liquide trazem para Presidente Prudente o espetáculo "Energia", a mais nova criação do BuZum!, projeto que apresenta a magia do teatro de bonecos a crianças de todo o país. Alunos da rede pública de ensino serão contemplados com 12 sessões gratuitas do espetáculo, que trata da importância da energia em nossas vidas.

De acordo com a história, uma criança chega em casa após a escola e vai se divertir jogando videogame, enquanto espera o jantar ficar pronto. Sua mãe a chama e pede que tome banho antes de comer, numa rotina vivenciada diariamente por grande parcela da população. No decorrer dessas atividades, surge uma nova amiga para a criança, a Energia, que vem mostrar o quanto suas atitudes cotidianas podem criar pequenos e grandes desperdícios desse recurso.

Este é o enredo de "Energia", oitavo espetáculo da companhia de teatro BuZum!, que conta com concepção e texto de Beto Andreetta e Mari Gutierrez, e direção de Wanderley Piras. A peça mostra aos pequenos as cinco fontes de produção de energia elétrica no Brasil: hidrelétrica, termoelétrica, atômica, solar e eólica. Numa espécie de quiz show, as crianças podem interagir com o espetáculo por meio de diversas brincadeiras como jogo da velha e jogo da memória, apresentadas num telão com perguntas sobre as formas de produção da energia elétrica que as pessoas usam para acender a luz e usufruir de aparelhos como televisões, rádios, geladeiras, chuveiros, entre outros.

"Queremos mostrar que as crianças podem tratar a energia com mais consciência", conta Mariane Gutierrez, diretora do projeto e responsável pela concepção e texto do espetáculo. "Num momento em que esse assunto está nas pautas dos jornais, o BuZum! se sente responsável por levar às crianças mais informações sobre um bem tão precioso", explica.

 

Repertório
 A companhia possui em seu repertório oito peças para crianças: "Darwin BR", sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; "Filhotes do Brasil", obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; "Mundo Português", uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; "O Mundo é uma Bola", espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua criação; "13 Gotas", sobre a importância da água; e "Máquinas", sobre a história dos meios de transporte.

E direcionado para adolescentes, o espetáculo "Intolerância", que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. Agora, a companhia estreia o espetáculo "Energia", sobre as diferentes fontes de energia.

 

BuZum!
A companhia de teatro itinerante completa cinco anos em 2015 com números expressivos: são cerca de 6 mil apresentações para 300 mil espectadores de 900 escolas públicas, em 250 cidades. O projeto tem a vocação de levar teatro num ônibus adaptado para escolas públicas, e já circulou nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014. (Com Assessoria de Imprensa)

 

saiba mais

FICHA TÉCNICA


Concepção e texto: Beto Andreetta e Mari Gutierrez

Direção: Wanderley Piras

Elenco: Alessandra Lyra, Ana Elisa, Fabi Noronha, Fábio de Sousa, Natália Kesper e Nilton Marques.

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Elaine Esteves

Produção executiva: Fabíola Gonçales

Produtores de campo: Fernando Antônio, Leonardo Campos, Mariana Vitale e Thiago Catelani
serviço

AGENDA DE APRESENTAÇÕES


Dia 27 de novembro (sexta-feira)

EE Bairro Ana Jacinta

Rua Santina de Souza Olivete, 160 B - Ana Jacinta

Horários das sessões: 9h / 9h40 / 10h20 / 13h30 / 14h10 / 14h50

 

Dia 30 de novembro (segunda-feira)

EE Francisco Pessoa

Rua Santina de Souza Olivete, 160 – Ana Jacinta

Horários das sessões: 9h / 9h40 / 10h20 / 13h30 / 14h10 / 14h50
Publicidade

Veja também