Espetáculo teatral traz reflexão sobre "anos de chumbo” no país

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 17/06/2016
Horário 10:26
 

Dois espetáculos para adultos agitam o penúltimo dia da 12ª Mostra de Teatro de Presidente Prudente, nesta sexta-feira. Ambos têm entrada gratuita, lembrando que é necessária a retirada do convite nos locais das apresentações, uma hora antes.

"Acordes", da Cia Cênica, de São José do Rio Preto (SP), é a primeira peça da noite e será mostrada ao público - maiores de 14 anos -, às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo. Em 31 de março de 1964, tropas paulistas e mineiras marcham pela Guanabara. É o começo da "revolução"? É a Ditadura Militar! Os acordes distorcidos das metralhadoras, dos desaparecidos, das repressões físicas e intelectuais transformam-se nos acordes musicais que ultrapassam gerações e não nos deixam esquecer um tempo em que falar sobre flores é quase um crime! "Acordes" faz um passeio musical pelas décadas de 1960 e 1970, propondo reflexões sobre os "anos de chumbo" da história do Brasil.

Jornal O Imparcial Mênades & Sátiros apresenta "O canto do cisne", com Marcus Andrade e Thiago Cardoso

Com dramaturgia e direção de Fagner Rodrigues, a peça tem uma hora de duração e conta no elenco com Cássia Heleno, Clara Tremura, Elaine Matsumori, Glauco Garcia, Leandro Madi, Simone Moerdaui (stand in: Beta Cunha), e Vanessa Palmieri (stand in: Fabiano Amigucci). A música é executada ao vivo, no palco, por José Maria Guirado e Márcia Morelli.

 

"O canto do cisne"


Às 23h, na Laje do Matarazzo, também para maiores de 14 anos, a Mênades & Sátiros Cia de Teatro, de Prudente, apresenta "O canto do cisne".

É madrugada. O espetáculo terminou faz algum tempo. O elenco e o público já se foram. Ainda embriagado, o velho ator Vassíli Vassílitch Svetlovíd acorda e percebe que foi esquecido no camarim. De súbito, dirige-se até o palco e na escuridão, diante do fosso negro, encontra Nikita Iványtch, o ponto (figura emblemática do teatro que, à frente do palco e sob o assoalho protegido por uma caixa colocada na ribalta, é encarregado de salvar os atores soprando o texto em cena caso falhe a memória).

É nesse encontro, num palco vazio de um teatro de segunda categoria, que se revelarão momentos patéticos, de nostalgia, ironia e euforia. É na representação de tantos papeis que o velho ator irá revisar sua existência, toda ela dedicada ao teatro e, assim, buscar sentido para manter-se vivo diante da brevidade e da finitude da vida. E como define o personagem: "onde existe talento, não há velhice".

A peça tem direção de Denilson Biguete, coordenador da mostra, e texto de Anton Tchekhov. No palco, o talento de Marcus Andrade e Thiago Cardoso.

 

Chegando ao fim

A 12ª Mostra de Teatro: Teatro de Grupo – A Identidade e os Territórios de Ação começou no sábado e segue até amanhã, em seis espaços da cidade, com atrações para adultos e crianças. Além dos espetáculos, o público confere cenas curtas, processos criativos e atividades formativas.

O evento é promovido pela Olho Nu Promoções e Eventos Ltda., Mênades & Sátiros Cia de Teatro, através do ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado, com parceria do governo municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e apoio do Sesc Thermas.

Toda a programação pode ser conferida por meio do site oficial do evento www.menadesesatiros.com.br. Mais informações pelos telefones 3226-3399 e 99601-2042.

 

 

 
Publicidade

Veja também