Esporte promove cerca de 4,8 mil atendimentos mês

Além dos atendimentos sociais, praças prudentinas sediam eventos esportivos amadores e profissionais

Esportes - PAULO TAROCO

Data 14/09/2017
Horário 15:02

De acordo com o último levantamento feito pela Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), no mês de junho deste ano, o esporte na cidade proporcionou cerca de 4,8 mil atendimentos à população. Para isso, a cidade conta hoje com uma estrutura que consiste em: 10 campos de futebol; oito núcleos de esporte educacional, sendo dois para aperfeiçoamento e alto rendimento; sete quadras com ginásios multiesportivos que, no total, abrigam e oferecem atividades de 17 modalidades esportivas e mantém parceria com projetos assistenciais da cidade voltados à prática esportiva, ainda de acordo com dados da pasta de esportes.

Além dos projetos e parcerias, algumas praças sediam competições esportivas amadores e profissionais. Entre os principais palcos desta estrutura, podemos citar as quadras e o campo de gramado sintético do Parque do Povo, que teve as obras iniciadas no começo da década de 1970, assim como do Centro Olímpico que, desde 2011, passa por reformas e ampliações. Outro polo poliesportivo da cidade é o PUM (Parque do Uso Múltiplo), inaugurado no começo da década de 1980, que hoje abriga as equipes como do judô e da ginástica.

 

Estádios

Ainda em relação a estrutura, os estádios prudentinos merecem sempre um capítulo a parte, mas, resumidamente, o Estádio Municipal Caetano Peretti foi o primeiro estádio municipalizado, isso no ano de 1968, na gestão do prefeito Watal Ishibashi. De acordo com os jornais da época, o estádio vem com o intuito de ser a nova casa do futebol amador prudentino que, desde então, abriga ali os principais jogos. A capacidade atual do estádio é de cerca de 3 mil pessoas, o que impede a utilização para campeonatos profissionais paulistas federados.

Fundado em 1982, o Estádio Municipal Paulo Constantino, Prudentão, além de abrigar jogos das equipes profissionais e amadoras da cidade, já foi palco de grandes clássicos do futebol nacional. Em 2009, o estádio, que tem capacidade para cerca de 45 mil pessoas, ficou marcado pelo primeiro gol do centroavante Ronaldo, destaque da seleção brasileira no pentacampeonato de 2002, quando ele marcou o primeiro gol com a camisa do Corinthians (SP), diante do Palmeiras. Em 2012, o estádio sediou a festa do Fluminense (RJ), ao bater o Palmeiras, e se sagrar campeão nacional.

 

Ainda da estrutura

Para a realização dos projetos mencionados pela pasta municipal de esporte, é importante destacar a estrutura oferecida por outras praças não municipais, como as piscinas da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) e da pista de atletismo da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).

A Semepp substitui desde 1999 a extinta Amepp (Autarquia Municipal de Esportes de Esportes de Presidente Prudente). O responsável atual da pasta é o secretário Claudinei Quirino da Silva. Quirino tem como secretário adjunto Mauro Aoqui e Márcio Rodrigues como coordenador do setor de projetos.

Publicidade

Veja também