Está previsto que 10 vereadores de Prudente irão trocar de partido

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 03/03/2024
Horário 04:30

MUDANÇA DE 76,9%
As especulações continuam sobre mudança de partido de vereadores de Presidente Prudente durante a janela eleitoral de 30 dias, que começará na quinta-feira desta semana. A previsão é de que 10 mudem de partido; ou seja: 76,9%.

GANHA E PERDE
Mais de uma fonte do Plantão indicam que na nova composição partidária são três partidos que ganharão representatividade na Câmara: Republicanos, PP (Partido Progressistas) e PSD (Partido Social Democrático). Perderão representação o PSB (Partido Socialista Brasileiro) e o Patriota. O União Brasil terá representação reduzida.

POSSÍVEIS QUATRO
Demerson Dias (PSB), Professor Negativo (Podemos) e Wellington Bozo (MDB) estão certos com o Republicanos e o convite está aberto à Professora Joana D’Arc (PSB), que tem se mostrado bem cautelosa com essa questão de trocar de partido.

PUXANDO A FILA
O presidente da Câmara, Tiago Oliveira (PRD), e Joãozinho da Saúde (União Brasil) estão certos com o PP, esperando que William Leite (MDB) e a vice-presidente Joana D’Arc tomem a mesma decisão.

CAUSA DA ATRAÇÃO
Até aqui e a se confirmar, o PSD do ex-prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, já atraiu três vereadores: Enio Perrone (União Brasil), Douglas Kato (PRD) e Miriam Brandão (Patriota). 

CONDIÇÃO SOLO
Em condição solo, a vereadora Nathália segue firme no PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e o vereador Mauro Neves no Podemos, com a possibilidade de vir a ser candidato a prefeito; e o vereador Ivan Itamar (PSB) seguirá para o União Brasil.

PASSA A BORRACHA
Pela legislação atual, o filiado nem precisa solicitar a desfiliação. Ao fazer nova filiação, fica desfeita a anterior. Antes eram 20 candidatos na chapa de cada partido e agora serão 14. Em tese, fica mais difícil para quem ainda não tem densidade eleitoral.

MUITO E NADA
O partido com maior perca de representatividade em Prudente passará a ser o PSB que, na eleição anterior, em 2020, elegeu o prefeito Ed Thomas (agora MDB) e os vereadores Demerson da Saúde, Ivan Itamar e Professora Joana D’Arc.

NA ASSESSORIA
Nessas trocas de partido que estão por vir, podem ocasionar troca de assessor ou assessores. Na filiação do Demerson no Republicanos, por exemplo, teve o pedido para acomodar um novo assessor em seu gabinete.

PEDIDO ACATADO
O pedido é do líder regional do partido, o secretário estatual de Agricultura, Guilherme Piai. O indicado é Cleiton Barbalho, do escritório de Piai e que foi do time Ed por vários anos, de quem é cunhado, na condição de irmão da esposa do prefeito, Clélia.

OUTRAS DISPUTAS
Dos 13 vereadores, além de Mauro Neves, que se for candidato a prefeito também deixará de disputar a reeleição, Demerson da Saúde ingressa no Republicanos com a promessa de ser indicado como vice de Tupã.

RENOVAÇÃO ANTECIPADA
A se confirmar os dois vereadores deixando o Legislativo para disputar o Executivo, a nova legislatura da Câmara de Prudente, para o exercício de 2025 a 2028, terá, no mínimo, a renovação de 15,3%. A renovação anterior foi de 9 em 13, ou seja: 69,2%.

Publicidade

Veja também