Estação Quintino traz releitura do passado e do presente prudentino

SINOMAR CALMONA

O empresário, José Renato Dias de Freitas, com a família

COLUNA - Sinomar

Data 01/12/2022
Horário 04:45
Foto: Francinara Nepomuceno
Maria Eliza (sobrinha), Lourival Morandi (cunhado), Caio (filho), Carla (irmã), Maria Gabriela (sobrinha), Isaura (mãe) e Cecília (esposa)
Maria Eliza (sobrinha), Lourival Morandi (cunhado), Caio (filho), Carla (irmã), Maria Gabriela (sobrinha), Isaura (mãe) e Cecília (esposa)

Vila Marcondes, Vila Furquim e suas adjacências retratam o nascimento de Presidente Prudente. São obras que contam a história da cidade, como o Centro Cultural Matarazzo, o IBC (Instituto Brasileiro do Café), a Igreja Nossa Senhora Aparecida, além de residências que permanecem com a arquitetura da época. Tudo isso em torno da linha férrea da Alta Sorocabana. Um novo ponto turístico promete trazer ainda mais vida e luz à região: é a Estação Quintino, localizada na rua homônima. Com uma junção do passado e do presente, traz uma releitura memorável das antigas estações de trem aos espaços disponíveis com todo conforto para novos empreendimentos.
Quem traz o empreendimento é o empresário, José Renato Dias de Freitas. Ele contou que a área estava em desuso desde meados de 2005, quando as atividades do posto de gasolina foram encerradas. Nesse entretempo, a família Freitas tinha o desejo de retornar a agência de “Correios Quintino”, então localizada em frente ao Centro Cultura Matarazzo, de volta ao terreno do posto, já que nos anos de 1990 era onde ficava instalado; na época, em conjunto com uma conveniência. 
Foi então que em 2009, os planos de negócio deram certo e, após alguns percalços, Renato e sua família conseguiram estabelecer viabilidade financeira. Com projeto iniciado em 2014, foram oito anos até a sua definitiva conclusão.
Em breve será reinaugurada a agência dos Correios, além disso, no local também há outros ambientes prontos para locação comercial. Ao todo, são cinco salas no piso superior, até cinco no térreo, e uma área preparada para restaurante rooftop.
Outro detalhe que chama a atenção é um gigante relógio de época com quatro faces que fica no topo da torre de 35 metros, com mirante 360º que permite visualizar Presidente Prudente de um lado e cidades vizinhas. (FRANCINARA NEPOMUCENO)


O empreendedor, José Renato Dias de Freitas, traz para Prudente um espaço que respeita e homenageia o bairro histórico de Prudente


Coreto Itinerante do maestro Luiz Antônio Peres Filho tocou músicas natalinas na noite de inauguração


Exposição fotográfica “Dos trilhos ao centenário”, de Marcos Sanches


Dona Faustina, moradora do bairro há 60 anos, com o neto Gabriel


Dona Helena Fluminhan, mora na Vila Furquim há 70 anos


Renato e Cecília com o filho Caio Luiz


O advogado, Marcelo Flávio Cezário, com a esposa, Selma e o filho, Pedro


Leonor Firmo e Douglas Oliveira Ferraz


Três gerações: Dalvina Salomão, Fabiane Rizzo e Clarice Salomão


Renato com o secretário municipal de Cultura, Yuri Reis

Publicidade

Veja também