Estado aprova projeto do filme do centenário de PP

"Histórias & Estórias - cem anos - Presidente Prudente" é do ator e diretor Vicentini Gomez e deve ser lançado em 2017

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 02/04/2015
Horário 08:49
 

Prudentinos natos ou de coração podem comemorar, pois agora é oficial: o projeto do filme "Histórias & Estórias - cem anos - Presidente Prudente", do ator, roteirista, diretor e coordenador de produção, Vicentini Gomez, e sua empresa Palha & Cia – Casa de Criação, foi aprovado e publicado no Diário Oficial do Estado, nesta semana. A produção cinematográfica, que deve ser lançada em 2017, ano do centenário, conta com apoio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

Segundo o diretor, que é da terrinha, a partir de agora se inicia a busca por patrocínios, "que são importantíssimos e imprescindíveis" para a realização deste docudrama histórico da cidade do oeste paulista. Vale lembrar aos empresários da importância de colaboração ao autorizarem à Secretaria da Fazenda do Estado a liberar parte dos recursos que pagam em impostos - onde podem ter seus empreendimentos/produtos associados ao projeto, que é um produto cultural.

No cronograma de preparação e muito trabalho, está uma campanha com a população local em busca de objetos, fotos antigas e histórias e estórias. "Prudente é uma cidade bem jovem e acreditamos que existam pioneiros que não apenas recordem, mas que fizeram parte de diversas fases da cidade. Mostraremos em ordem cronológica e sistemática a história deste povo", ressalta Gomez.

Num elenco de peso, já estão confirmados atores de renome da televisão, cinema e teatro brasileiro, entre eles: Marcos Caruso, que interpretará um dos desbravadores, coronel Francisco de Paula Goulart, tido como o fundador, e Carlo Briani, o colonizador, coronel José Soares Marcondes. Além de Ana Lucia Torre, Rosi Campos, Genézio de Barros, Gésio Amadeu, entre outros, e também talentos da região.

"Quando você se propõe a fazer um projeto desses, precisa ter um elenco que, além de nome, tenha as características dos personagens que irão representar. Tanto o Caruso, quanto o Briani se parecem bastante com Goulart e Marcondes, respectivamente. Ao longo do tempo, outros personagens podem surgir e novos atores consequentemente", ressalta o diretor.

 

Viagem à história

Conforme Gomez, o filme fará uma viagem desde os primórdios da cidade, seu desenvolvimento, com os desbravadores Goulart e Marcondes trazendo história, estórias, causos, anedotas e lendas dentro destes cem anos de existência.

Ele explica que será narrado que antes dos dois, já existiam moradores em toda a região, mas ao consultar os mapas da Província de São Paulo no final do século 19, início de 20, a região aparece como desconhecida. Com a instalação da linha férrea, estação de trem da Alta Sorocabana e os propósitos distintos dos dois coronéis, Goulart e Marcondes: um para se fixar, outro para comercializar as terras, a cidade foi crescendo.

Gomez repete o que disse em matéria publicada no ano passado, que livros, teses, dissertações, pesquisas acadêmicas, arquivos de jornais estaduais e locais serão fontes de pesquisa, além de documentos públicos e bibliotecas.

A coordenação da história geral e local serão de responsabilidade de Jonas Soares de Souza, professor do Museu Paulista da USP (Universidade de São Paulo), e Ronaldo Macedo, professor e historiador de Prudente. A trilha sonora contará com o maestro Michel Vicentine Martins e Jotacê Cardoso.

 

Você pode contribuir


Segundo o diretor, entre os documentos importantes que podem servir como fontes de pesquisas e compreensão da estrutura social, econômica e política do município, para o filme estão: documentação de empresas agrícolas, comerciais e industriais; dos estabelecimentos de ensino, igrejas e irmandades, clubes de serviço, jornais, revistas, almanaques, cartazes e folhetos de eventos, entre outros.

"Estamos trabalhando seguindo o passo-a-passo de um projeto que temos certeza que será sucesso", conclui o ator, que promete novas surpresas em sua carreira, como sua participação como um divertido italiano em sua próxima novela "Cúmplices de um resgate", no SBT.

 
Publicidade

Veja também