Estagflação

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 14/05/2022
Horário 04:30

O termo "estagflação" foi criado em 1965 pelo político britânico Lain Macleod, e é a junção entre dois conceitos: estagnação da economia e inflação. Geralmente o aumento de preços é gerado quando há mais dinheiro circulando e os fornecedores não conseguem acompanhar o mesmo ritmo. Mas, com a economia fraca não deveria existir inflação, correto? Não necessariamente, pois como diz o jornalista William Waac da CNN Brasil, "estamos vivendo com a economia andando pouco e a inflação andando muito".
A inflação de 2021 estava prevista para, no máximo, 5,5% e a inflação real para este ano foi de praticamente o dobro disso. A pandemia e as inseguranças geradas por ela levaram muitos empresários a reduzir drasticamente a produção de insumos. Enquanto vários países, inclusive o Brasil, injetaram muito dinheiro na economia através de assistência financeira aos trabalhadores e empresários. Neste contexto, empresários ficaram sem insumos para fabricar os seus produtos e atender a nova demanda. Pelo princípio da oferta e procura a inflação foi gerada.
Os desafios com a inflação não acabam por aí. Em 2022, a Rússia declara guerra contra a Ucrânia. Este fato afeta a disponibilidade de produtos essenciais na economia, como: petróleo, fertilizantes agrícolas, trigo, entre outros. Soma-se a isto o fechamento de um dos principais portos de escoamento de mercadorias do mundo, Xangai na China, devido à variante da Covid, Omicron. Diferente da inflação gerada por dinheiro circulando, a do momento é gerada pelo choque de ofertas.
Ainda não há consenso entre os economistas de que estamos em uma estagflação, contudo já admitem o risco iminente. O grande temor destes especialistas é a hiperinflação, fato que está sendo combatido com as sucessivas altas nos juros. Para o cidadão, resta continuar lutando pelo seu sustento, fazendo contas, pesquisas e tomando muito cuidado com seus gastos e economias. Esta situação vai passar e sairemos mais fortes dela.

 

Publicidade

Veja também