Estande da região em feira do Sebrae comercializa R$ 6,8 mil em produtos

Empreendedoras de Adamantina, Indiana, Pirapozinho, Prudente, Santo Anastácio, Osvaldo Cruz e Taciba participaram de evento na capital entre 16 e 19 de outubro

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 01/11/2023
Horário 13:37
Foto: Sebrae-SP
Empreendedoras participaram do espaço Shopping Compre do Pequeno na Feira do Empreendedor do Sebrae
Empreendedoras participaram do espaço Shopping Compre do Pequeno na Feira do Empreendedor do Sebrae

Conhecimento, negócios, networking, troca de experiências e muito aprendizado. Esse foi o balanço feito pelas empreendedoras da região de Presidente Prudente que participaram da FE23 (Feira do Empreendedor) do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada entre os dias 16 e 19 de outubro, em São Paulo (SP). As empreendedoras venderam seus produtos no espaço “Shopping Compre do Pequeno”, que disponibilizou nichos localizados em estandes regionais com o objetivo de gerar oportunidades, qualificação e fortalecimento das práticas produtivas regionais. No total, o estande da região comercializou R$ 6,8 mil em produtos.

Na avaliação da analista de negócios do Sebrae-SP, Vivian Veiga, que acompanhou as expositoras, a FE23 foi importante para as empreendedoras mostrarem seus produtos para o mundo. "Muitas expositoras moram em cidades pequenas da região de Prudente. Além das vendas realizadas, o mais importante foi o conhecimento adquirido e as parcerias conquistadas durante a feira", afirmou Vivian.

A proprietária da Toc Crie Ateliê, Soraia Manhanhã, de Indiana, atua há três anos no ramo de produtos personalizados. "Sair do interior paulista para viver uma experiência empreendedora na capital foi indescritível. Além de poder mostrar a ideia do meu negócio e meus produtos para mais de 100 mil pessoas, cada palestra, cada relacionamento de networking e toda experiência do evento foram agregadoras e revigorantes para meu negócio", destacou a empreendedora.

"Meu produto saiu das telas do Instagram, do Facebook, do WhatsApp, e foi para uma vitrine do mundo, onde eu pude compartilhar experiências com outros comerciantes. Agregar valores ao nosso produto é sempre muito importante. Ouvir as pessoas é sempre necessário. Muitas coisas estão em processo, estamos tentando conciliar o tempo de produção com as parcerias que estamos fechando. Foi maravilhoso", avaliou a especialista em gastronomia natural e funcional, Ana Pacheco, da Sabores da Fazenda, de Taciba.

A fundadora da Latitude 21 - frutos nativos e produtos regionais, Izabel Castanha Gil, de Adamantina, também fez uma avaliação positiva da participação. "Vimos muitos negócios inspiradores, recebi orientação, participei de rodadas de negócio. A feira traz um grande aprendizado, muito networking e muita inspiração", disse Izabel, que também é coordenadora de um grupo de empreendedores que comercializa produtos na plataforma Empório Flamejante.

"Tive contato com pessoas de todo o Brasil e a feira agregou uma experiência muito grande. Eu também conheci pessoas da minha própria região, que são grandes empreendedoras com produtos bacanas que eu não fazia ideia que são produzidos próximos a mim", afirmou Maria Galharde, empreendedora da Sabor Rural Conservas Artesanais, de Santo Anastácio.

Kaliane Lopes Silva de Souza, da loja de moda íntima Q Formosa Plus Size, de Pirapozinho, ficou encantada com a estrutura da feira. "Pelo fato de trabalhar com moda intima, não sabia se teria interesse do público. E foi maravilhoso. Participar da feira foi um divisor de águas porque entendi que eu realmente posso participar de grandes feiras. Tenho capacidade, estrutura e produtos ótimos para isso", ressaltou a empreendedora.

"Participar da Feira do Empreendedor foi a descoberta de novos horizontes e que só está começando", comentou a proprietária da Moreno Gengibres, Sônia Moreno, de Osvaldo Cruz. As empreendedoras de Prudente, Maria Mesquita e Silmara Mussi, da Arteira Estampa e Bolsa, também participaram do estande da região na FE23.

Publicidade

Veja também