Estão abertas inscrições para "A Melhor Comida de Buteco"

Interessados devem preencher a ficha que está disponível na Secretaria de Turismo, no Centro Cultural Matarazzo, até o dia 21

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 10/06/2017
Horário 12:58
Cedida/Secom, Estabelecimentos do segmento culinário de Presidente Prudente criam delícias especialmente para o concurso
Cedida/Secom, Estabelecimentos do segmento culinário de Presidente Prudente criam delícias especialmente para o concurso

Estão abertas as inscrições, que seguem até o dia 21 deste mês, para um concurso que é de dar água na boca! Estamos falando de “A Melhor Comida de Buteco”, que pelo quinto ano consecutivo, tem como objetivo incentivar e valorizar a gastronomia popular, como fator cultural de suma importância para o segmento em Presidente Prudente. A iniciativa é uma realização da Prefeitura, por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo). O concurso, que faz parte da programação do Festival de Inverno do Centenário de Prudente, será realizado de 6 a 23 de julho.

Para participar do concurso, o estabelecimento precisa ser da cidade, possuir CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), ter alvará de funcionamento expedido pela prefeitura, além de atender as exigências da VSM (Vigilância Sanitária Municipal).

Após se enquadrar nos itens do regulamento, disponível também nas redes sociais da pasta de turismo, os interessados devem preencher a ficha de inscrição na Setur que fica no Centro Cultural Matarazzo. Ou ainda confirmar sua participação no concurso pelo telefone 3902-9340 ou pelo Whatsapp 99735-0088.

O “Comida de Buteco” começou há cinco anos, na primeira gestão do prefeito Milton Carlos de Mello (PTB), o Tupã. De lá para cá foi crescendo, crescendo. No primeiro ano com 20 participantes, no segundo 30, até fechar os últimos anos com 50 estabelecimentos.

“Nossa expectativa para este ano é que ultrapasse de 60 porque do início das inscrições, na quinta-feira até ontem, tivemos 15 inscritos! Já mapeamos e estaremos, inclusive, visitando os novos estabelecimentos. E tem uma novidade este ano. Estamos planejando fazer no mês de julho um evento para estar divulgando os três primeiros colocados. Um evento com a imprensa e convidados para degustação dos pratos. Vamos organizar umas ideias bacanas”, afirma Paulo Silvio Sanches, assessor da pasta de Turismo.

 

Incentivo gastronômico

O secretário municipal de Turismo, Adauto Lúcio Cardoso, reforça que o concurso “A Melhor Comida de Buteco” tem como mote principal incentivar a gastronomia de Presidente Prudente e traz uma expectativa, além de movimentação positiva nos estabelecimentos, bares e restaurantes, que acabam oferecendo ao público pratos especiais que são criados ou preparados especialmente para o concurso.

Para relembrar, na primeira edição em 2013, o grande vencedor foi o Gaúchos Bar e Petiscaria. Em

2014 e 2015 o Alphaville Espetaria e Petiscaria e em 2016, o Fulo de Mandacaru Bistrô garantiu o título de Boteco Ouro.

 

Avaliação

Assim como no ano passado, durante o período do concurso, cada estabelecimento participante, identificado com um banner em seu interior, terá cem cédulas de votação, onde os clientes julgarão: a) prato (receita inscrita); b) atendimento; c) higiene; e d) instalação do ambiente. Cada quesito será avaliado com notas como ótimo (5), regular (3) ou ruim (1). Caso haja empate, a comissão organizadora utilizará a maior pontuação do item “atendimento”.

Além dos campos de votação deve constar nome do freguês, telefone, assinatura, e anexo o cupom fiscal da comida inscrita.

Para a escolha dos vencedores, serão computados estes aos votos dos julgadores técnicos, ótimo (50), regular (30) e ruim (10).

 

Premiação

Os três melhores estabelecimentos receberão os títulos de Boteco Bronze, Boteco Prata e Boteco Ouro e quadro padronizado com o certificado do concurso. O primeiro colocado ganha ainda uma TV de 29 polegadas. Todos os botecos classificados no concurso recebem um prato padronizado. A data de apuração e premiação será definida no decorrer do concurso.

Publicidade

Veja também