Uma prévia das estatísticas criminais da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), divulgada antecipadamente com exclusividade ao O Imparcial, aponta que, no mês de agosto, os homicídios caíram pela metade no oeste paulista, já que passaram de dois casos, em 2024, para apenas um, no oitavo mês deste ano – marca registrada pela última vez em 2017.
Também em queda, os “roubos em geral”, na região de Presidente Prudente, recuaram de 13 para 11 ocorrências, “menor índice da série histórica, desde 2001”, indica a SSP. Os “furtos em geral” também diminuíram 6% entre os anos, ao passarem de 615 para 574 casos. O mesmo ocorreu com os “furtos de veículos”, que foram de 24 para 21 casos, de 2024 para 2025: “menor índice da série histórica”, destaca a secretaria.
“O Deinter-8 atribui a queda dos principais índices criminais registrada em agosto ao fortalecimento das investigações, à realização de operações estratégicas e à integração com a Polícia Militar e demais órgãos de segurança pública”, declara o órgão responsável pela Polícia Civil em todo o oeste paulista.
Frisa o departamento que as ações incluem monitoramento de “manchas criminais”, emprego de inteligência policial, uso de tecnologia e maior articulação com o MPE (Ministério Público Estadual) e o Poder Judiciário, que possibilitaram desarticular grupos criminosos e ampliar a prevenção.
“Embora os números representem os menores ou segundos menores índices da série histórica, a
Polícia Civil reforça que a segurança pública é um trabalho contínuo e diário. As estatísticas são fundamentais para planejar ações, avaliar resultados e garantir maior transparência”, frisa. “O Deinter-8 reafirma seu compromisso em reduzir a criminalidade e assegurar mais tranquilidade à população da região de Presidente Prudente”, finaliza o órgão.