Esteban apresenta seu segundo álbum solo

Em “Saca La Muerte De Tu Vida", ex-Fresno mostra influências da música gaúcha, argentina, uruguaia e também do rock americano

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 15/12/2015
Horário 09:53
 

"Saca La Muerte De Tu Vida". Um álbum com 13 faixas autorais, carregadas de influências da música gaúcha, argentina, uruguaia e também do rock americano tocado na Flórida (EUA). Este é o segundo disco de Rodrigo Tavares, 33 anos, mais conhecido por seu sobrenome ou pelo seu alterego "Esteban", ex-integrante da banda Fresno, que trabalhou com Stephen Christian (Anberlin) e Aaron Marsh (Copeland) e atualmente faz parte da banda de Humberto Gessinger do Engenheiros do Hawaii. Álbum foi feito por meio do crowdfunding, financiamento coletivo.

"Me envolvi 100% no processo, assim como no primeiro disco. Acho mais fácil eu gravar, compor, colocar minha essência. Eu já tinha tocado bateria, baixo, guitarra e escrever foi a última coisa que fiz. O erro foi levando à perfeição. Durante muitos anos dividi as composições com o Luccas ", expõe Esteban.

O cantor conta que são três anos do lançamento do primeiro CD solo "¡Adiós Esteban!" e no que diz respeito à parte lírica, traz uma continuação do seu trabalho como cantor e compositor, mas com importantes novidades sonoras, mantendo, é claro, o rock como ponto principal.

Segundo ele, quando o primeiro disco ficou pronto, ele tinha acabado de sair da Fresno e existia uma expectativa, o que é comum. Mas em seguida recebeu o convite do Engenheiros, que tem um público muito diferente, mais exigente (adulto) do que ele estava acostumado, que era com uma galera mais jovem...

"Hoje tenho noção desses dois mundos... Entre os dois lançamentos eu ouvi muita coisa e isso me influenciou sonoramente. Até mesmo no jeito de pronunciar as palavras, sendo mais direto, como os argentinos, e tentei alinhar com o nível de produção que os americanos fazem. Meu maior medo era o feedback, mas tem sido ótimo", salienta.

 

Especial

O show lançado em São Paulo, no Teatro Mars, mostrou que em cada uma das 13 músicas compostas pelo cantor, com suas letras sinceras, em alguns momentos melancólicas, com timbres eletrônicos, guitarras e o regionalismo do acordeon, pincela um cenário que leva o ouvinte a variados ambientes.

"Saca La Muerte De Tu Vida", que contou com a ajuda importante na produção, de Marco Lafico, está cheio de sentimentos, como já diz o título, que propõe que tiremos a morte da nossa vida, não só fisicamente, mas em todos os sentidos em que ela se apresente. "Os fãs esperam de seus ídolos mais do que eles anseiam de seus fãs e acredito que as músicas que os agradam sei fazer, porque tanto voz como composição são da mesma pessoa: eu, que não me arrisco a fazer o que não sei", frisa o músico.

Outra coisa que Esteban faz questão de destacar é o trabalho paralelo à sua carreira solo, com Humberto Gessinger, há dois anos e meio. "Me sinto realizado porque sempre fui e sou fã dele. Estou vivendo um momento muito feliz. Cheguei num certo ponto a ficar desmotivado em ver como a música estava sendo levada e hoje me sinto seguro conduzindo minha vida, produzindo, lançando minha música com controle total, desde a composição até chegar ao público sem crivo algum!", exclama o compositor.

 

Crowdfunding

Esteban comenta que nasceu numa geração que a venda de disco não gera mais giro. E o que ele quer é fazê-lo girar. Para isso, vendê-lo o mais barato que puder, pois não dá para concorrer com a internet.

Ele expõe que gravou muito em gravadoras e quando lançou seu primeiro disco arcou com todo custo, que é muito caro. "Percebi que o projeto crowdfunding é uma realidade e que outros artistas estavam fazendo também. Mas tinha medo de como iria propor isso às pessoas, pois uma coisa são aqueles que oferecem algo em troca da contribuição e fazer a campanha é outra. Ai achei que no mínimo deveria dar um disco para os colaboradores e saí com 3 mil vendidos... Consegui prensar todo o material para a minha turnê. É um projeto muito bacana!", exclama o cantor.

 

FAIXAS


1 – "Janeiro"

2 – "Pra ser"

3 – "Chacarera da saudade"

4 – "Cigarros e capitais"

5 – "Tango novo" ("Nada impede a onda de passar")

6 – "Às terças podem se inverter"

7 – "Martes"

8 – "O que não vem"

9 – "Me sinto humano"

10 – "Se"

11 – "Carta aos desinteressados"

12 – "Maria"

13 – "Chacarera 2"
Publicidade

Veja também