Estiagem faz Prefeitura de Anastácio decretar situação de emergência

Com o documento, município terá agilidade para enfrentar a crise hídrica e ajudar os produtores rurais afetados

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 16/03/2024
Horário 07:10
Foto: Cedida
Prefeito Duca Bonilha decretou situação de emergência no município por conta da falta de chuva
Prefeito Duca Bonilha decretou situação de emergência no município por conta da falta de chuva

Nesta semana, o prefeito de Santo Anastácio, Duca Bonilha (União Brasil), assinou o Decreto de n° 028/2024, que estabelece oficialmente situação de emergência no município devido à estiagem. O documento já foi publicado no Diário Oficial e passou a vigorar na quarta-feira (13).

Com a medida em vigor, o município poderá ter acesso a formas mais efetivas e ágeis para aquisição de bens para o enfrentamento da crise hídrica. Além disso, segundo a Prefeitura, o decreto permite que os produtores rurais afetados possam obter adesão a seguros agrícolas e negociações de dívidas, tendo em vista que grande parte da economia da cidade é composta pelas lavouras de soja, milho, hortaliças, feijão, amendoim e sementes de gramíneas, as quais estão sendo prejudicadas pela crise hídrica, comprometendo a capacidade de retorno financeiro aos produtores.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a situação de emergência em Santo Anastácio foi determinada pela análise de prejuízos humanos, ambientais intrínsecos e econômicos. 

No momento, conforme informado pelo prefeito Duca Bonilha, o município aguarda a homologação do decreto por parte do Estado e da União.

Publicidade

Veja também