Estoques de sangue em PP têm queda com proximidade do inverno

Com a diminuição de temperatura as pessoas evitam sair de casa, além de que com o aumento das doenças respiratórias existe inaptidão temporária para a doação

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 29/05/2022
Horário 07:15
Foto: Cedida/HR
Todos os tipos sanguíneos são importantes, porém, aqueles de Rh negativo esgotam-se primeiro
Todos os tipos sanguíneos são importantes, porém, aqueles de Rh negativo esgotam-se primeiro

Lamentavelmente, todos os anos um fato que se repete com a proximidade do inverno é a queda de doações de sangue nos hemocentros. É o que confirma a coordenadora do Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, de Presidente Prudente, Margarida Silveira. E Elaine Negri, gerente de enfermagem do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa, ambos de Presidente Prudente.

E se o inverno deste ano for como a onda de frio congelante que chegou à região na semana passada os reflexos para os hospitais da cidade que, inclusive atendem outros vários municípios do seu entorno, podem ser ainda mais acentuados. Você que tem vontade de ser um doador, que só em pensar enternece o seu coração, não perca tempo!

“O estoque de bolsas de sangue em nossa unidade está abaixo do esperado para o mês de maio. Isso porque sempre quando ocorre queda intensa de temperatura as pessoas evitam sair de casa. Além disso, também tem o aumento das doenças respiratórias que causam inaptidão temporária para a doação”, explica a coordenadora do banco de sangue do HR.

Segundo Elaine, para atender a demanda no Núcleo da Santa Casa necessitam coletar em média 50 bolsas/dia. “Nos dias muito frios coletamos em média 20 bolsas. O inverno impacta fortemente na doação de sangue. Nesse período as pessoas acabam preferindo o aconchego do lar, e doar sangue deixa de ser prioridade”, a gerente de enfermagem do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa.

 

Todos os tipos são essenciais

Margarida ressalta que todos os tipos sanguíneos são importantes, porém, aqueles de Rh negativo esgotam-se primeiro, porque são mais raros na população. “Neste momento, o tipo O Rh negativo está com o estoque inferior aos demais”, menciona.

Margarida enfatiza que por ser referência para atendimentos de média e alta complexidade para 45 municípios que compõem o DRS-11(Departamento Regional de Saúde), a unidade depende de doações de sangue para o tratamento de diversas doenças. Inclusive o uso de plaquetas para casos graves e cirúrgicos.

“A doação de sangue é necessária para salvar vidas, dependemos fundamentalmente da disponibilidade das pessoas. É utilizada para o tratamento de pacientes com anemia, câncer e alguns procedimentos cirúrgicos, além de situações de urgência e emergência [como em casos de acidentes automobilísticos]”, enfatiza Elaine acrescentando que no Núcleo de Hemoterapia não precisa estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos nas três últimas horas que antecedem a doação de sangue. “Todo o procedimento para a doação de sangue leva em média 40 minutos. Após a doação é recomendado hidratação e evitar esforços físicos”, complementa Elaine.

 

Orentações importantes

Para assegurar a efetividade da doação, quem tem diagnóstico positivo ou suspeito para Covid-19 deve aguardar 10 dias após a recuperação completa. Assintomáticos com teste positivo, por sua vez, estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste.

Pessoas que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptas a doar após o termino do tempo de indicação de isolamento. Em caso de contato com casos positivos, a doação de sangue poderá ser feita após sete dias do último contato.

“Orientamos que quem se imunizou com a vacina contra a Covid-19 da Coronavac aguarde 48h para que realize a sua doação de sangue, já para aqueles que receberam a Astrazeneca, Pfizer e Janssen recomendamos a espera de sete dias”, orienta a coordenadora do Núcleo de Hemoterapia do HR.

 

PARA SER UM DOADOR É PRECISO:

* Peso mínimo de 52 quilos;

* Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal);

* Apresentar documento de identificação (RG)

* Ser saudável;

* Estar descansado;

 

NÃO PODE SER UM DOADOR QUEM:

* Teve hepatite B ou C, malária ou sífilis;

* Hemofílicos;

* Diabéticos

* Portador de Doença de Chagas;

*Apresenta risco para doenças transmissíveis pelo sangue;

*Corre o risco de ter sido exposto ao vírus da AIDS;

* Fez cirurgia ou parto há 6 meses;

* Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias;

* Tem anemia;

* Portador de doenças em geral;

* Tomou bebida alcoólica há 12 horas;

* Ingeriu alimentos gordurosos 24 horas antes da doação.

 

SERVIÇO
O Núcleo de Hemoterapia do HR, de Presidente Prudente funciona de domingo a domingo, das 7h às 17h, inclusive, nos feriados. Está localizado à Rua José Bongiovani, 1.297, entrada pela lateral direita da unidade. Para mais informações basta ligar para o (18) 3229-1570. O Hemonúcleo da Santa Casa de segunda, terça, quinta e sexta-feira: 7h às 16h; quarta, das 8h às 17h e aos sábados das 7h às 11h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também