Estudante de Machado recebe medalha da Câmara por projeto de horta orgânica e compostagem

Yasmin Novaes Bezerra representou município na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com proposta inspirada em estudos sobre poluição de rios da região

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/10/2025
Horário 17:31
Foto: Câmara de Machado
Yasmin Novaes Bezerra é aluna de escola do distrito de Coronel Goulart
Yasmin Novaes Bezerra é aluna de escola do distrito de Coronel Goulart

A Câmara Municipal de Álvares Machado realizou a entrega da Medalha "Vereador Kiochi Tatizawa" à estudante Yasmin Novaes Bezerra, da Escola Municipal Vereador José Molina, do distrito de Coronel Goulart. A sessão solene foi realizada no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira, nessa terça-feira.

De autoria do vereador João Sanchez (Republicanos), a honraria destaca a participação da aluna como delegada da comissão escolar que representou Álvares Machado e todo o oeste paulista na final da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em São Paulo.

Na capital paulista, ela defendeu o projeto "Horta Orgânica e Composteira para Diversos Espaços", que foi implantado a partir de discussões entre os alunos sobre a poluição do Rio Santo Anastácio e do Córrego do Limoeiro, próximos ao distrito onde a escola está localizada. 

Durante aulas práticas comandadas pelo professor André Gonçalves Vieira, os estudantes constataram índices elevados de fósforo, nitrito, nitrato e condutividade, ultrapassando os parâmetros recomendados. Para tal, utilizaram kits de monitoramento da qualidade da água.

Esses dados levaram a reflexões sobre as possíveis causas, como uso de fertilizantes e agrotóxicos, fezes de gado em áreas de pastagem e despejo de efluentes domésticos e industriais. Como alternativa, os alunos propuseram a criação de uma horta orgânica aliada à compostagem, aproveitando restos da merenda escolar, como frutas e legumes, para produção de adubo natural.

"Nós, como agentes públicos, não fazemos mais do que a nossa obrigação. O protagonismo é todo dos estudantes e só tenho que agradecer a eles. Eles mostram que brilham e isso ninguém pode apagar. Por um voto, a Yasmim não foi para a disputa em esfera federal. Porém, foi muito elogiada e colocou a cidade de Álvares Machado em outro patamar", disse o professor orientador, André Gonçalves Vieira.

Visão de futuro

Em sua fala, a estudante Yasmim destacou a importância do incentivo prático no ambiente escolar. "Aprendi muito em dois dias de trocas de experiências em São Paulo. Eu e meus amigos envolvidos no projeto jamais imaginaríamos chegar tão longe. Quero destacar a importância de apoiar e incentivar o estudante em ações práticas, pois nós ganhamos mais confiança, visão de futuro e vontade de continuar aprendendo", falou. 

"É meu dever como machadense e vereador desta casa, e do Legislativo, reconhecer esta linda trajetória que você escreve, Yasmim. Como também dos demais estudantes, do professor André e da diretoria da escola. Um grande feito, que precisa ser registrado na história de Álvares Machado", discursou o vereador João Sanchez.

"Espero que essa homenagem seja também uma forma de incentivo a vocês alunos, à escola e aos demais estudantes da nossa cidade. Para que busquem cada vez mais projetar iniciativas como esta. Para que possam, pelos estudos, terem um futuro alicerçado pelo conhecimento", reforçou.

A sessão solene contou ainda com a entrega de moções de aplausos aos estudantes Laura de Oliveira Mariquito, João Gabriel Barrreto Zamorro e Yasmin Novaes. As demais homenagens foram encaminhadas à escola aos demais 25 alunos.

Publicidade

Veja também