Estudante de Medicina troca férias por missão humanitária em campo de refugiados na África

SINOMAR CALMONA

Maria Clara Miotto Morelatti, de Presidente Prudente, vive experiência transformadora como voluntária da ONG Fraternidade Sem Fronteiras no Malawi

COLUNA - Sinomar

Data 05/07/2025
Horário 04:45
Maria Clara entre as crianças do campo de refugiados de Dzaleka
Maria Clara entre as crianças do campo de refugiados de Dzaleka

Aos 21 anos, Maria Clara Miotto Morelatti, aluna do 5º ano de Medicina na Unoeste, está vivendo dias que prometem marcar sua trajetória para sempre. Longe das salas de aula e dos corredores do hospital onde estagia no Brasil, ela decidiu usar as férias de julho para doar seu tempo e seu conhecimento em um dos lugares mais desafiadores do mundo: o campo de refugiados de Dzaleka, no Malawi, África.
A jovem embarcou como voluntária na caravana de saúde da ONG Fraternidade Sem Fronteiras, que mantém o Projeto Nação Ubuntu — uma rede de apoio que acolhe milhares de pessoas que fugiram de guerras e conflitos em países como Congo, Burundi, Ruanda e Etiópia. Localizado a 40 km da capital Lilongwe, o campo foi criado em 1994 pelo governo do Malawi em parceria com o Acnur, braço da ONU para refugiados, e desde 2018 conta com o trabalho incansável da Fraternidade Sem Fronteiras.

Uma decisão que nasceu de uma amizade e de um propósito maior
A experiência é ainda mais simbólica porque, no início deste ano, Maria Clara estagiou em um hospital de ponta em Florença, na Itália, onde teve contato com tecnologias avançadas, como cirurgias robóticas. Foi lá que, por meio de uma amiga, conheceu o projeto da ONG e decidiu, já naquela época, que queria usar sua formação para servir onde mais fosse necessário.
“Está sendo muito intenso e emocionante”, resume. Para Maria Clara, cada atendimento é uma lição de humanidade e resiliência.

Corrente de solidariedade que não tem fronteiras
Emocionada com tudo o que presencia todos os dias no campo, ela faz questão de reforçar o apelo: “Quem puder contribuir com o projeto, vou deixar os contatos. Vamos juntos fortalecer essa corrente de solidariedade.”

Apadrinhe o Projeto Nação Ubuntu:
https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/apadrinhenacaoubuntu/single_step


GRUPO DE VOLUNTÁRIOS DA CARAVANA DE SAÚDE DA ONG FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS, CHEGANDO EM DZALEKA


MARIA CLARA ATENDENDO UM PACIENTE: “CADA ATENDIMENTO É UMA LIÇÃO DE HUMANIDADE E RESILIÊNCIA”!

Publicidade

Veja também