Estudante de PP arrecada 13 mil tampinhas de plástico para doar ao Hospital de Esperança 

João Pedro de Freitas Mescolotti, de 13 anos, ofertou sua coleção e ainda mobilizou familiares e amigos na busca por mais tampinhas e lacres de alumínio

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/08/2022
Horário 16:32
Foto: Cedida
Estudante já colecionava tampinhas plásticas há aproximadamente três anos
Estudante já colecionava tampinhas plásticas há aproximadamente três anos

O aluno do 8º ano do ensino fundamental - anos finais, da Escola Champagnat, de Presidente Prudente, João Pedro de Freitas Mescolotti, promoveu a doação de 13 mil tampinhas para HE (Hospital de Esperança). A iniciativa faz parte do projeto "Lacres e Tampinhas de Esperança", promovido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Além de colaborar financeiramente com o hospital, que atende gratuitamente pacientes de toda a região, o projeto também estimula a separação de materiais recicláveis do lixo orgânico e, dessa forma, colabora com a preservação ambiental. O material segue para uma empresa de reciclagem e o valor arrecadado com a venda é repassado integralmente à instituição, que utiliza o recurso de acordo com a necessidade.

O estudante já colecionava tampinhas plásticas há aproximadamente três anos. Com elas, montava pistas e estacionamentos para seus carrinhos de brinquedo. No momento em que a Escola Champagnat firmou parceria com a Sabesp para se tornar um ponto de arrecadação, ele não teve dúvidas: resolveu se desfazer da coleção e ainda mobilizou familiares e amigos na busca por mais tampinhas e lacres de alumínio. Além de tudo, João Pedro separa as tampinhas arrecadas por cores, guardando-as em galões de água vazios.

“É um trabalho de toda a família. Aonde vamos, pedimos tampinhas e lacres para colaborar com o projeto. Tinha colocado como meta arrecadar 10 mil tampinhas, mas quando percebi já tínhamos chegado em 13 mil.  Essa foi a primeira doação que fizemos”, afirma o aluno. Depois disso, João Pedro doou mais 740 tampinhas, fruto do seu trabalho e de sua família.

A mãe, Cristiane de Freitas, explica que o filho, desde pequeno, se propõe a promover ações que ajudem ao próximo. “Depois de ver uma matéria sobre doação de cabelo para pacientes em tratamento contra o câncer, ele resolveu deixar o cabelo crescer para doá-lo. Ele sempre quer colaborar com as pessoas que nos pedem alimentos e temos o hábito de separar roupas e brinquedos para doação, para ajudarmos os mais necessitados”, explica.

 

SERVIÇO
Toda a população pode colaborar com a iniciativa. A entrega pode ser feita em qualquer unidade da Sabesp da região, que abrange 62 municípios. A iniciativa promove a reciclagem de tampas plásticas de qualquer tipo de embalagem descartável, como garrafas pet e de produtos de limpeza, além dos lacres de latinhas de alumínio. Empresas que tiverem interesse em firmar parceria com a Sabesp nesse projeto podem entrar em contato por meio do telefone (18) 3904-8000.

 

 

Publicidade

Veja também