Estudantes da rede estadual devem fazer rematrícula até 17 de setembro

Sinalização é necessária para que alunos permaneçam com vaga ativa, possibilitando a continuidade na mesma unidade escolar

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 03/09/2021
Horário 13:00
Foto: Reprodução
Rematrícula pode ser realizada de forma online, por meio da Secretaria Escolar Digital
Rematrícula pode ser realizada de forma online, por meio da Secretaria Escolar Digital

Estudantes das escolas estaduais de São Paulo que desejam continuar os estudos em 2022 na rede devem realizar rematrícula até 17 de setembro. A sinalização é essencial para que os alunos permaneçam com a vaga ativa, possibilitando assim, conforme o ano ou série, a continuidade na mesma unidade escolar.

“O processo de rematrícula é digital, porém, não é feito automaticamente pelas escolas. O pai, responsável ou aluno maior de 18 anos precisa informar que continuará na rede estadual no próximo ano. Para os que desejam continuar na mesma escola e até com a mesma turma no próximo ano, a rematrícula permite a continuidade da vaga, caso contrário, pode ser que, ao fazer uma nova matrícula, a vaga já esteja preenchida por outro estudante”, explica o secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares.

Para realizar o processo, basta acessar a SED (Secretaria Escolar Digital), no link sed.educacao.sp.gov.br/saiba-como-acessar, e, dentro do ambiente virtual, seguir o caminho: Área do responsável > Gestão escolar > Matrícula > Rematrícula.

Também é possível fazer a rematrícula pela aplicativo Minha Escola SP, e presencialmente em qualquer unidade escolar estadual.

1ª série do ensino médio

Os estudantes que atualmente estão na 1ª série do ensino médio e prosseguirão para a 2ª série em 2022 deverão, no ato da rematrícula, escolher o itinerário formativo do ensino médio de São Paulo.

Para isso, na hora da escolha, será possível visualizar o itinerário disponível na unidade. Todas as escolas ofertam, pelo menos, dois itinerários, com todas as quatro áreas do conhecimento - Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Os estudantes também terão opção de se matricular em outra unidade escolar, caso desejem cursar um itinerário não ofertado pela unidade atual.

Para a definição dos itinerários, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realizou uma pesquisa de manifestação de interesse com os estudantes.

O currículo do ensino médio de São Paulo apresenta 11 possibilidades de aprofundamento curricular, sendo 10 de áreas do conhecimento e uma de formação técnica, via Novotec Expresso ou Novotec Integrado.

Veja também