Estudantes lançam livro no IBC "Eu Amo Presidente Prudente"

Na pequena obra, as crianças relatam em desenhos e escrita o que sentem e gostam em sua cidade; apresentação do livro ao público será às 19h desta noite no Salão do Livro, no IBC

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 06/10/2017
Horário 12:43
Cedida, Na produção, as crianças aprenderam ainda sobre as diferenças entre grafite e pichação
Cedida, Na produção, as crianças aprenderam ainda sobre as diferenças entre grafite e pichação

A paixão de estudantes pela cidade retratada em um conjunto de desenhos e escritas. Esta é a ideia do livro “Eu Amo Presidente Prudente”, que será lançado às 19h desta noite, na 8ª edição do Salão do Livro. A obra apresenta produções dos alunos das escolas municipais Dr. João Franco de Godoy e Coronel José Soares Marcondes, mais conhecida como Bosque, que participam do Programa Cidadescola, qual homenageiam os 100 anos do município. Segundo o professor de Educação Artística, Itamar Xavier de Camargo, que ministrou a realização das atividades, o objetivo da atividade foi proporcionar às crianças o conhecimento histórico e cultural, por meio da educação.

“Os alunos puderam demonstrar seus sentimentos e o que mais gostam na cidade, por meio de textos, desenhos e outras técnicas artísticas. As atividades foram desenvolvidas ao longo do ano, todas com foco no centenário, ou seja, ao término de cada uma, era feito algum tipo de homenagem aos cem anos”, explica o professor.

O livro produzido pelos estudantes faz parte do Projeto de Produção Literária, realizado nas escolas desde 2012, que já rendeu outras cinco obras reescritas de contos e fábulas, também idealizadas por crianças. Dentro da oficina, os alunos contam com aulas de desenho, pintura e grafite.

 

O livro produzido pelos estudantes faz parte do Projeto de Produção Literária, realizado nas escolas desde 2012, que já rendeu outras cinco obras reescritas de contos e fábulas, também idealizadas por crianças.

 

Produção do livro

Na primeira etapa do projeto do livro “Eu Amo Presidente Prudente”, as crianças fizeram uma visita ao Museu e Arquivo Histórico Prefeito Sandoval Netto, e ouviram uma contação de histórias sobre a cidade, sua fundação, principais momentos e desenvolvimento.

“Nós já desenvolvíamos ações educativas com os alunos, para incentivá-los à leitura, produção de textos e obras artísticas em geral. Neste ano, aproveitamos o aniversário da cidade e direcionamos todas estas produções para a data histórica”, explica Itamar.

De acordo com o professor, os alunos também tiveram contato com imagens, vídeos e textos sobre Prudente e também analisaram o hino da cidade. Para a produção das caricaturas de alguns prefeitos que passaram pelo município, os estudantes aprenderam técnicas do mangá e cartuns, e ainda construíram maquetes de pontos turísticos e materializaram monumentos.

Posteriormente, Itamar conta que os aprendizes conheceram a diferença entre grafite e pichação, de maneira educativa, como forma de reflexão sobre como eles podem revitalizar espaços da escola por meio de desenhos e pinturas.

Além das ações desenvolvidas, a produção da obra literária também rendeu um vídeo em homenagem à cidade, com fotos e imagens, e os alunos também participaram de uma oficina de stop-motion, e aprenderam animação com fotografias.

Publicidade

Veja também