Estupro de vulnerável cresce 80% em um mês

Dados da SSP divulgados ontem mostram que entre agosto e setembro foram 8 novos casos; outros crimes chamam a atenção

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 26/10/2017
Horário 11:44

A 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, com sede em Presidente Prudente, apresentou um aumento de 80% dos casos de estupro de vulnerável em um comparativo entre os meses de agosto (10 casos) e setembro (18 casos), conforme dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) divulgados ontem e referentes ao mês passado. Outras ocorrências chamam a atenção nos números, como o estupro, com aumento de 75%, e homicídio culposo por acidente de trânsito, com 100% de crescimento de um mês para o outro.

Os dados de estupro de vulnerável, - que é a conjunção carnal ou a prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, com alguém enfermo ou deficiente mental, que não tenha o necessário discernimento para a prática do ato sexual -, no acumulado do ano, dos meses de janeiro a setembro, revelam que no período foram apresentados 126 casos, sendo que em agosto a polícia registrou dez e em setembro foram 18, o que representa o aumento em 80% das ocorrências. No acumulado dos meses de janeiro a setembro do ano anterior, quando a região computou 42 casos, o aumento de um ano ao outro é de 200%.

Já nos casos de estupro, no acumulado deste ano, foram 194 ocorrências, sendo 12 em agosto e 21 em setembro, diferente do que ocorreu no ano anterior, quando o acumulado dos meses no mesmo período era de 157, uma queda de 5% entre os dois anos. Em 2016, nos meses de agosto e setembro, foram 17 estupros em cada.

Outra ocorrência que teve destaque nos dados são os casos de homicídio culposo por acidente de trânsito, uma vez que no acumulado deste ano, até o mês passado, foram 76 casos. O aumento entre os meses de agosto (5) e setembro (10) foi de 100%. No ano passado, a 10ª RA apresentou 63 casos e, se comparados com o mesmo período deste ano, foi um aumento de 20,63%.

 

Repercussão

De acordo com a delegada seccional da Polícia Civil, Ieda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras, o aumento nos casos de estupro de vulnerável e estupro se dá pela repercussão nacional que o delito ganhou nos últimos meses. “Situações como os homens que ejacularam em mulheres dentro de ônibus, por exemplo, encorajam as famílias e até mesmo as vítimas a denunciarem”, expõe. Ainda conforme Ieda, “infelizmente”, o estímulo serve também para os autores, que se sentem encorajados a repetir os atos de grande repercussão.

A delegada salienta que o aumento de um mês para o outro pode ser considerado sazonal e não é gradativo, já que há meses em que os números caem e, em outros, os dados apresentam aumento.

Já nas ocorrências de homicídio culposo por acidente de trânsito, a delegada informa que, por se tratar de toda a região, o levantamento apresenta números maiores, possivelmente, pelo envolvimento de acidentes de grandes proporções em toda a região, como ônibus, por exemplo.

 

Vulneráveis

As ocorrências de estupro de vulneráveis já foram temas de reportagem, como noticiado por O Imparcial. As estatísticas da SSP sobre a 10ª RA, nos sete primeiros meses do ano, apresentavam que 84,4% dos casos de estupro eram cometidos contra as vítimas consideradas vulneráveis. Na época, conforme a reportagem, 98 dos 116 casos eram sobre o delito.

Publicidade

Veja também