Etec de Teodoro realiza semana on-line de empreendedorismo

Convidados escolhidos sob um critério: teodorenses ou pessoas influentes na região que sonharam e conquistaram objetivos, participam de bate-papos abertos à comunidade

VARIEDADES - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 01/07/2020
Horário 06:30
Cedida - Uma semana recheada de bons bate-papos e perspectivas em tempos de pandemia Foto: Cedida - Uma semana recheada de bons bate-papos e perspectivas em tempos de pandemia

Desde segunda-feira, a Etec (Escola Técnica Estadual) – Centro Paula Souza - de Teodoro Sampaio, por meio do diretor Maycon Geres, 36 anos, tem realizado a “Semana de Inovação e Empreendedorismo”.  O objetivo da ação é promover até sábado, sempre às 20h, lives no instagram do diretor: @maycon_geres, com bons bate-papos entre uma personalidade que seja da cidade ou tenha influência no local, os alunos da Etec e toda a comunidade teodorense e da região.

 

Segundo Maycon a ideia de realizar essa semana partiu de uma necessidade constatada pelos professores e coordenadores. “Pensamos em como, mesmo durante a pandemia, fazer os alunos terem perspectivas. Chegou um momento que precisávamos de um passo maior, uma união entre aluno e comunidade”, expõe o diretor.

E foi então que se decidiu realizar uma programação de lives com pessoas que se reinventaram durante esse período, das quais, a maioria saiu de Teodoro Sampaio rumo ao sucesso profissional. “Em todos os bate-papos, três perguntas são fundamentais: Como foi ir atrás da profissão que tinham como sonho? Em algum momento sentiram que não daria certo e o que fizeram para superar? E como se reinventaram durante a pandemia?”, explica Maycon feliz com a repercussão após o primeiro dia da programação, em que recebeu mensagens de alunos e da comunidade do tipo: “Hoje acordei mais feliz, mais motivado”, “Voltei a ter expectativas”...

Na segunda-feira, o convidado foi o jogador de futebol, nascido em Teodoro, e que atua no time Kawasaki Frontale, do Japão, Jesiel Miranda. Conforme o diretor, as expectativas foram superadas. “Alunos e comunidade local, por vezes, esquecem que mesmo estando longe das grandes cidades, podem sonhar. Jesiel os fez lembrar disso. A live rendeu mais de 500 visualizações simultâneas e pelo menos 600 perguntas ao convidado, das quais, algumas foram feitas a mim, da forma que ocorrerá nas demais lives. A edição gravada da conversa está disponível em meu Instagram”, menciona Maycon.

 

Todos têm algo a dizer

Ontem, a convidada foi Débora Rodrigues, a piloto de Copa Truck (categoria do automobilismo brasileiro composta de caminhões). Conforme Maycon, ela também é apresentadora de TV, fez o reality show Mulheres Ricas e ficou conhecida após ser descoberta no MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) de Teodoro “como uma mulher, notoriamente, linda”.

Hoje, quem compartilha suas experiências é o também jogador de futebol teodorense, Yuri Souza, que atua no Saint-Priest, da França. “Além de falarem da carreira deles, os dois jogadores, em locais tão distintos do mundo, falam também de como está a pandemia em cada uma dessas regiões”, comenta o diretor.

Amanhã, o bate papo é com o cantor Luizinho, da dupla Luiz Henrique & Léo. Teodorense, Luiz que estudou em Etec, falará da importância dos estudos e da reinvenção que precisou fazer com a dupla durante o avanço do novo coronavírus. Em pouco tempo, artistas, que dependem de público, tiveram que criar alternativas para manter a renda, como as lives de shows. O desafio agora é produzir materiais diferenciados.

Na sexta-feira, será a vez da digital influencer, empresária e DJ Barbara Brunca, que trará um pouco de sua experiência em contexto de pandemia. Natural de São José do Rio Preto (SP) a influencer é bastante conhecida na região, e falará como conseguiu se reinventar e empreender, neste momento. Desde o início da pandemia, ela criou dois empreendimentos, um delivery de hambúrgueres artesanais pré-prontos e o segundo, ela anunciará na sexta-feira.

Por fim, no sábado, Maycon, que mediará todas as conversas, se unirá às teodorenses, a CEO do lar, investidora e viajante, Mariana Viana, e a artista plástica e maquiadora Mariana Gouveia, para fazer um bom apanhado de tudo que foi discutido na semana.

Pensamos em como fazer os alunos terem perspectivas mesmo durante a pandemia. Chegou um momento que precisávamos de um passo maior, a união entre aluno e comunidade”

Maycon Geres

PROGRAMAÇÃO – às 20h no Instagram @maycon_geres

Quarta-Feira – Yuri Souza (Jogador de futebol) – Hoje ele joga na França, tem alcançado o êxito profissional e saiu também de Teodoro Sampaio.

Quinta-feira – Luizinho (cantor sertanejo da dupla Luiz Henrique e Léo) – Cantor e compositor de músicas de sucesso, o mesmo também era de Teodoro Sampaio.

Sexta-feira – Bárbara Brunca (Influencer Digitar, Empresária e DJ) – Com quase meio milhão de seguidores no instagram alcança o sucesso em todas as áreas profissionais.

Sábado – Resenha com Mariana Viana e Mariana Gouvea.

 

Veja também