Etec disponibiliza máscaras gratuitas em pontos de ônibus 

Cuidado com a comunidade: projeto desenvolvido na Praça Monsenhor Sarrion visa à preparação dos alunos para o mundo do trabalho, desenvolvendo competências técnicas sociais

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 29/11/2020
Horário 10:25
Foto: Cedida
Quem esqueceu a máscara em casa tem item à disposição de graça em pontos de ônibus, na Catedral 
Quem esqueceu a máscara em casa tem item à disposição de graça em pontos de ônibus, na Catedral 

A Etec (Escola Técnica Estadual) Professor Adolpho Arruda Mello de Presidente Prudente está promovendo a campanha “Tô de Máscara”, que visa à distribuição gratuita do item de proteção contra o novo coronavírus em pontos de ônibus na Praça Monsenhor Sarrion, onde está localizada a Catedral de São Sebastião. Em três pontos estão dispostas placas com pacotes individuais contendo uma máscara de proteção facial, onde basta o interessado puxar a sua. 
“A Etec tem como intuito preparar os alunos para o mundo do trabalho desenvolvendo competências técnicas sociais. Nossa preocupação é que esse aluno saia completo para o mercado e que ele atenda as demandas mercadológicas e uma preocupação socioambiental”, explica o motivo do projeto, o diretor acadêmico da unidade, Matheus Monteiro de Lima, 33 anos.
Visto isso, os alunos do curso técnico em Marketing, especificamente na disciplina de introdução ao marketing, viram que existem campanhas com intuito mercadológico e campanhas de marketing social que promovem o cuidado com a comunidade. Baseado nisso foi pensada então uma campanha de marketing social que beneficiasse a comunidade prudentina. 
“A temática não poderia ser outra se não a Covid-19. Os alunos entendem que a utilização da máscara é uma das formas eficazes de prevenção da doença, baseada em pesquisas e recomendações da OMS [Organização Mundial de Saúde]. A ideia então era mostrar isso à população ofertando de forma gratuita”, expõe o diretor, reforçando que, por questão estratégica, os pontos que receberão as máscaras estão no quadrilátero central de onde saem ônibus para toda a cidade: zonas leste, oeste, norte e sul, logo abrangem grande número de usuários.

Parcerias e doações

Matheus menciona que ganharam as máscaras através de parcerias e doações de entidades que ajudam a escola. Até o momento, a Etec recebeu 600 máscaras e aceita mais doações de interessados em contribuir com esta campanha.
“Como eu disse anteriormente, a importância do projeto é que primeiro o aluno não só desenvolva competências técnicas voltadas para o mercado de trabalho do ponto de vista técnico, mas que desenvolva o senso ético e cidadão da preocupação com a sua comunidade. Então, ao ser direcionado a este tipo de causa, o aluno sai da escola sabendo da importância de cuidar do outro”, acentua o diretor acadêmico.
Conforme Matheus, dentre várias pessoas, é preciso salientar o engajamento da campanha no setor de gestão escolar o diretor Marcelo Duarte, o diretor administrativo Leandro Rogério Dias, e ele mesmo; na gestão pedagógica, a coordenadora pedagógica Adriana Martins de Freitas e a orientadora educacional Jaqueline dos Santos Sousa; do curso de Marketing, a coordenadora Fernanda Quineli Alves Nagao e o professor de introdução ao Marketing, João Lucas, juntamente com todos os alunos do curso.

Foto: Cedida

Etec de Presidente Prudente distribui máscaras gratuitamente em pontos de ônibus
Até o momento, Etec recebeu 600 máscaras, mas aceita mais doações

Veja também