Eternas empadas              

Delícias & Delícias

Com recheios deliciosos e bem saudáveis, o salgado pode, sim, fazer parte do cardápio de quem não quer sair da linha.

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 06/11/2019
Horário 06:20

Feita com farinha, ovos, leite e fermento, a empada - um prato tipicamente brasileiro - nasceu na cozinha das casas interioranas, tornando-se, com o tempo, um salgado popular. Recheada com queijo, frango ou palmito, ganhou a cidade grande e espaço fixo no cardápio de bares, padarias e festas. Surgiram as empadarias, lojas especializadas na delícia, agora incrementada por outros sabores.

Empadinhas de Queijo

Massa: 3 gemas, 6 colheres (sopa) de farinha de trigo, 100g. de margarina, 1 colher (sopa) de óleo, sal.

Recheio: 1 copo de leite, 100g. de queijo ralado, 2 ovos inteiros.

Preparo: Junte os ingredientes da massa com as pontas dos dedos até formar uma bola. Deixe descansar na geladeira por 1 hora. Abra nas forminhas, com as mãos. A massa é quebradiça. Bata no liquidificador os ingredientes do recheio. Encha as forminhas e leve ao forno médio.

Empadinhas de Batata

Ingredientes: ½ quilo de batata, descascada, cozida e amassada, 2 gemas, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão, 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina, 1 colher (sopa) cheia de amido de milho, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: Junte as gemas na batata e acrescente os outros ingredientes. Coloque essa massa no fundo das forminhas, recheie, cubra com a massa (abrindo com a palma da mão), pincele gema e leve ao forno para assar.

Recheio: Refogado de carne moída com pimentão, salaminho, ovo cozido e azeitonas.

É tempo de alcachofra

E ela pode entrar no seu cardápio em pratos rápidos e nutritivos.

Cultivada em todo o país, esta flor de origem mediterrânea se popularizou nos últimos anos e ficou mais acessível ao bolso. De baixo teor calórico, compõe pratos leves e saudáveis porque...

  • tem potássio, indispensável para a absorção das proteínas.
  • É rica em fibras, que facilitam o funcionamento dos intestinos, e em cinarina, que estimula a produção de bílis pelo fígado, ajudando na digestão.
  • Contém vitaminas C, E e do complexo B, responsáveis, respectivamente, pela absorção de ferro, pela prevenção do envelhecimento das células e pelo crescimento.
  • Em cada 100g. de alcachofra fresca há: 79 calorias, 2,6g. de proteínas, 0,2g. de gordura, 2g. de fibras, 158mg. de potássio e 7,5mg. de vitamina C.
  • Ao comprar, prefira as alcachofras de coloração esverdeada, sem partes escuras ou murchas.

 

NUTRIÇÃO

Recomendações Nutricionais

É fundamental ter alguns cuidados com o corpo e, principalmente, com os alimentos que são ingeridos diariamente.

Com baixo índice glicêmico

Esses alimentos transformam-se gradativamente em açúcar na corrente sanguínea e evitam a alta liberação de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que, em excesso, estimula o corpo a armazenar gorduras. As fontes são: cereais integrais, como a aveia, centeio, trigo e cevada; leguminosas, como o feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja; hortaliças; legumes, exceto cenoura e beterraba; frutas com casca ou bagaço, como a laranja, maçã, pera, ameixa; carnes magras; e laticínios desnatados e sem açúcar, como o iogurte light.

Fibras solúveis

Auxiliam no processo de emagrecimento, pois junto com água esse tipo de fibra forma um gel que promove a sensação de saciedade. As principais fontes: frutas cítricas (laranja, mexerica), aveia, feijões, leguminosas (grão de bico, ervilha, lentilha) e algas.

Proteínas magras

Consomem mais calorias na hora da digestão, pois estimulam o metabolismo e têm efeito térmico. As fontes são os peixes, aves sem pele, filet mignon, clara de ovo e laticínios desnatados.

Outros
Chá verde, alimento antioxidante que acelera o metabolismo e elimina toxinas; água, que limpa e desincha; canela, gengibre e pimenta, que aceleram o metabolismo por aumentarem a taxa metabólica do organismo.

Evite os alimentos que vão direto para o seu abdômen:

Com alto índice glicêmico

Transformam-se rapidamente em açúcar no sangue e favorecem o estoque de gordura. São as balas, doces, bombons, chocolate, bolos, pães brancos, biscoitos recheados, entre outros.

Gordura trans

Prejudicam o metabolismo. Estão contidas em bolachas recheadas, sorvetes, salgadinhos e etc.

Alimentos ricos em sódio

Ajudam a reter líquidos e incham a região abdominal. São eles os embutidos, como o peito de peru, salame, mortadela, presunto; defumados como a carne seca, bacalhau; temperos prontos concentrados; salgadinhos industrializados; queijos; entre outros.

Refrigerantes
Possuem calorias vazias, ou seja, eles não fornecem nutrientes e, além disso, são ricos em açúcar e gases, que dilatam o estômago.

Bebida alcoólica

Além de não ter nenhum nutriente, o álcool possui alto valor calórico.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também