Etiqueta para reuniões e eventos on-line

OPINIÃO - Matheus Teixeira

Data 03/07/2020
Horário 04:58

Bem-vindo (a)! Este é meu primeiro artigo aqui, espero que eu consiga ter sua companhia. O primeiro assunto que trago é a etiqueta que todos devemos ter na hora da realização de reuniões e eventos on-line.

Há mais de três meses em quarentena, temos nos acostumado a ver amigos e colegas de trabalho em telas. Muitas palestras também têm sido promovidas ao vivo pela internet. Em meio a tudo isso, o que deve ser feito para mandar bem nessas socializações a distância?

Em ambiente corporativo, tem funcionado a reunião para aquela equipe que já sabia realizá-la presencialmente. Parece estranho dizer que gestores e funcionários podem não saber conduzi-la, mas isto ocorre.

Presencial ou virtualmente é preciso saber quais tópicos serão abordados e tratá-los de forma ágil. Já teve vontade de sair correndo de uma reunião? Pois é! Antes de organizar uma em modo remoto, pense se ela não poderia ser transformada em e-mail, troca de mensagens instantâneas ou até um telefonema.

A formalidade total e irrestrita deve ser abolida. Considere que usar roupa social dentro de casa é um tanto quanto cafona. Obviamente, não é para estar de pijama, sem camisa ou mascando chiclete.

Outra dica é desligar câmera e microfone quando não estiver falando. Afinal, embora você deva escolher um lugar reservado para ficar on-line, muito provavelmente terá alguém da família conversando por perto, uma TV ligada em outro cômodo, cachorro latindo, entre outras coisas absolutamente normais.

Não atrase, jamais! É muito deselegante chegar atrasado onde quer que seja; na internet, isto é um pecado capital. As pessoas, do outro lado, não estão numa salinha de espera nem tomando um coffee break. Ser pontual é obrigação, a não ser que sua intenção seja de irritar o internauta e fazê-lo migrar para uma atividade mais interessante.

Mais relevante ainda é saber que você e os demais não estão em uma sala física. Portanto, adapte-se ao meio. Por exemplo: se ao fulano só interessa saber de um detalhe mínimo, por que incluí-lo na reunião e fazê-lo perder tempo? Converse reservadamente com ele, antes ou depois do agendamento.

Em caso de palestras, considere que a atividade é em tempo real. Interaja com os internautas e responda as dúvidas na hora. Em um encontro presencial, as pessoas sentem-se intimidadas de levantar e sair antes do término. Na internet, o usuário fecha a aba do navegador sem nem pensar duas vezes.

Por fim, ou melhor, antes de começar a live, lembre-se: seja qual for a ocasião, teste câmera, microfone e conexão à internet – se o compromisso for por intermédio de um aplicativo novo para você, instale-o com antecedência e também o experimente.

Publicidade

Veja também