Euclides da Cunha intensifica ações contra vetor

Município conta com um registro positivo de dengue, diagnosticado no ano passado, e outros nove casos suspeitos

REGIÃO - VICTOR RODRIGUES

Data 22/02/2017
Horário 11:04
 
 
A Prefeitura de Euclides da Cunha Paulista decretou estado de emergência e criou uma força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti, e reforça o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia no âmbito municipal. De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Franciele Tiziano Mentes, a cidade conta com um caso positivo de dengue, diagnosticado no ano passado, e outros nove casos suspeitos, que ainda aguardam resultado. Além disso, o índice breteau da cidade chegou a 2%, contrariando os parâmetros e diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde), com o aumento de 100% das larvas do inseto vetor da dengue e demais doenças.

A secretária explica que, com o decreto, a administração municipal pode fazer contratações para reforçar a equipe de agentes de endemias para combater criadouros em vistorias nas residências e estabelecimentos. "Isso isenta a Prefeitura de abrir um processo licitatório, que levaria tempo para ser concluído. Nossa medida deve ser urgente", comenta.

Com isso, até então, o Executivo contava somente com três agentes, e agora, contratou mais cinco que já estão em treinamento, totalizando oito agentes. A equipe completa começará a agir amanhã. "No ano passado tivemos mais de 70 casos confirmados, o que é considerado alto para uma cidade com menos de 10 mil habitantes. Temos que agir já para evitarmos uma epidemia", expõe.

 
Publicidade

Veja também